'O uso da máscara é obrigatório e vamos estabelecer multa para quem não usar', disse o governador Belivaldo Chagas

Publiciado em 31/07/2020 as 06:11

Nesta quinta-feira(30), o governador Belivaldo Chagas reforçou o rigor na fiscalização sobre os protocolos sanitários, durante entrevista à Imprensa, para apresentar as novas regras do Plano de Retomada gradual das atividades comerciais em Sergipe. Atualmente, a  Lei Nº. 8.677 dispõe sobre obrigatoriedade do uso máscara de proteção respiratória em todo o território no Estado de Sergipe, durante a situação de emergência e/ou estado de calamidade pública na área da saúde, em razão da disseminação do novo coronavírus. 

 “O uso da máscara é obrigatório. Vamos estabelecer multa para quem não usar. Entendemos a medida como efeito pedagógico, infelizmente, a gente se depara com pessoas que ainda desrespeitam. Em relação ao comércio, vai ter punição para quem não cumprir as determinações. É preciso que se faça isso, para que haja o respeito às decisões governamentais que têm o objetivo de atender a todos e salvas vidas. Nós estamos trabalhando, fazendo a nossa parte, mas a população tem que fazer a sua parte também”, enfatizou Belivaldo.  

De acordo o governador, a intenção é que o projeto que foi encaminhado à Assembleia Legislativa de Sergipe, seja novamente discutido e ampliado, exigindo mais rigor no cumprimento do uso de máscaras de proteção durante a pandemia da Covid-19.  “Espero ter o apoio da Assembleia Legislativa, que voltou a discutir o projeto que encaminhamos nos mês de março, que previa punição aos estabelecimentos que não obedecessem a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. No primeiro momento, era uma multa para os estabelecimentos que descumprissem os protocolos. Agora, nós vamos ampliar a punição e a cobrança de multa para os estabelecimentos e para quem não usar a máscara. A máscara é um meio de proteção para diminuir o índice de contágio”, frisou o governador.  

Ampliação da frota

Ainda na coletiva, o governador, preocupado com o excesso de passageiros nos ônibus, fez um apelo para o aumento do quantitativo do transporte público em Aracaju.  “Fizemos a solicitação ao prefeito de Aracaju para que tenhamos, a partir de segunda(03), 80% e não mais 70% da frota circulando e, se possível, a partir da decisão em relação aos shoppings, os 100% também”, declarou o governador.

 

Da ASN