Aposentados também precisam declarar IR

Publiciado em 08/04/2022 as 11:43

Quando se fala em declaração de Imposto de Renda muitas pessoas ficam com dúvida se precisam declarar. Entre elas, os aposentados. A resposta é: sim, quem é aposentado também deve fazer a declaração do Imposto de Renda. Para ser atendido gratuitamente, basta procurar o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Universidade Tiradentes (Unit) até o dia 31 de maio.


“Os aposentados devem sim, fazer a declaração do imposto de renda. Então, quem tem rendimentos tributáveis até R$ 50 mil pode fazer a declaração no NAF. Isso se ele não tiver ganho de capital e investimentos em bolsa”, esclarece a coordenadora do NAF/Unit, Flávia Karla Gonçalves.


Contribuintes que recebem até três salários mínimos também podem procurar o núcleo. A expectativa para esse período é de grande movimento no NAF/Unit. “Temos uma projeção de mais de mil atendimentos só para declaração de imposto de renda, fora os demais serviços que o NAF oferece”, conta.


Mas, é comum que muita gente deixe para fazer a declaração próximo ao encerramento do prazo e pode gerar contratempos. “O prazo foi prorrogado para 31 de maio, mas as pessoas não devem deixar para a última hora. Quem tem direito à restituição de algum valor, quanto antes fizer a declaração, vai ser restituído dentro dos primeiros lotes. Por isso, é sempre bom que as pessoas se antecipem”, ressalta Flávia Karla.


Atendimento solidário

Os serviços oferecidos pelo NAF/Unit são gratuitos, mas é pedida uma contribuição a ser destinada à instituição de caridade. “Fazemos a declaração de imposto de renda gratuitamente e pedimos a doação de 1 Kg de alimento que será repassado para o Instituto Joanna De Ângelis, no bairro Santa Maria. É uma ação solidária em que a pessoa faz a sua contribuição para uma instituição que precisa ser mantida”, afirma a coordenadora do núcleo.


Confira os locais de atendimento:

NAF campus Unit/Centro: de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Telefone para agendamento: 3218-2323


CEAC Aracaju Parque Shopping: de segunda a sexta, das 7h às 18h

CEAC Rodoviária: de segunda a sexta, das 7h às 13h

CEAC Lagarto: de segunda a sexta, das 8h às 12h

Agendamento através do Agenda Fácil: https://www.agendafacil.se.gov.br/#/ 


Asscom Unit