Geraldo Leite retorna à sua terra natal e lança o volume 2 do livro sobre um dos maiores médicos e pequisadores do país

O sergipano é um dos principais responsáveis pelo florescimento da cultura de empreendedorismo social na Bahia.

Publiciado em 29/11/2023 as 12:30
Tárcio Moreira/ Metropress

Na próxima segunda-feira (4), o aracajuano Geraldo Leite lança o volume 2 da trilogia "José Silveira, um exemplo de vida", durante evento na Academia Sergipana de Letras. A publicação traz reminiscências e fatos marcantes da trajetória de José Silveira, médico abnegado, cientista e pesquisador reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos científicos associados à tuberculose, e um dos principais responsáveis pelo florescimento da cultura de empreendedorismo social na Bahia.

Os relatos autobiográficos em “Maturidade | Memórias - volume 2” são retratos da dedicação do professor José Silveira à saúde pública. Destemido, denunciou mazela sociais em defesa da dignidade humana, conquistou espaço em grandes publicações científicas e nas academias; esteve entre os mais renomados tisiologistas, ganhou inúmeras premiações por seu trabalho de pesquisa, publicou diversos livros, eternizando suas descobertas.

Sobre o autor

Natural de Aracaju, onde nasceu em 23 de abril de 1926, o professor Geraldo Leite fez os cursos primário e ginasial no colégio Tobias Barreto, quando decidiu prosseguir os estudos na capital baiana. Em Salvador, diplomou-se em medicina no ano de 1950. Desde então, levou o nome de Sergipe para os quatro cantos da Bahia e do Brasil. Em 1974, ao lado do então governador Antonio Carlos Magalhães, inaugurou a primeira unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de Feira de Santana, na Bahia, e, em seguida, mais duas unidades. Pelos méritos da sua trajetória, entre outras condecorações, foi presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM); professor titular da Escola Bahiana de Medicina; reitor e um dos responsáveis pela criação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Atualmente, aos 97 anos, é Cidadão Honorário de Feira de Santana e da Cidade do Salvador; Comendador da Ordem do Mérito da Bahia e da Ordem do Mérito de Feira de Santana; membro emérito da Academia de Medicina da Bahia, membro titular da Academia Baiana de Educação, da Academia de Educação de Feira de Santana, da Academia de Cultura da Bahia, da Academia de Letras, Ciências e Artes de Buenos Aires, da Academia Feirense de Letras, da Academia Brasileira Rotária de Letras, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, do Instituto Baiano de História da Medicina e Ciências Afins e Cavaleiro da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro.

Na presidência de uma das maiores instituições de saúde da Bahia, a Fundação José Silveira, desde de 2010, o professor Geraldo Leite é reconhecido pela sua incansável atuação e papel ativo na promoção da saúde, educação, preservação da cultura e do aperfeiçoamento técnico-científica. Aos 85 anos de existência, a Fundação José Silveira mantém uma obra na área da saúde e ações complementares para a vida saudável que honra a memória do seu fundador, o professor José Silveira. A dimensão do trabalho da instituição pode ser expressa em números: mais de 2 milhões de atendimentos realizados em 2021, predominantemente pelo SUS e pela filantropia. Com alto padrão de qualidade, a Fundação José Silveira atende a população em unidades de referência em áreas como combate à tuberculose, parto humanizado e reabilitação de pacientes com deficiências neuropsicomotoras, intelectuais e autismo.

Serviço:

O lançamento do livro José Silveira - Maturidade | Memórias, Vol. 2, em Aracaju, é uma realização da Fundação José Silveira, Academia Sergipana de Letras (ASL), Academia Sergipana de Educação (ASE), Academia Sergipana de Medicina (ASM), Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional Sergipe (Sobrames-SE), Academia Brasileira Rotária de Letras - Sergipe (Abrol-SE), Movimento Cultural Antônio Garcia Filho (MAC) e Editora ArtNer.

Data: 12/04/2023
Horário: 18h
Local: Academia Sergipana de Letras - ASL Rua Pacatuba, 288 Centro Aracaju/SE

Por assessoria de imprensa