Incentivos concedidos pelo Governo de Sergipe à West Coast vão até 2031

Publiciado em 17/01/2022 as 11:08

Preocupado com a geração de emprego e renda, o Governo de Sergipe vem concedendo à indústria calçadista West Coast diversos incentivos para trazer suporte às atividades da empresa, presente no Estado desde 2006. Instalada nos municípios de Salgado e de Nossa Senhora Aparecida, a indústria tem sua matriz localizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

A West Coast conta com incentivos do Governo do Estado por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) através da resolução 199/06 de 14 de dezembro de 2006 pelo período de 25 anos, a findarem em 14 de dezembro de 2031. Por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), o Governo também apoiou a reestruturação da empresa, investindo R$ 1,1 milhão na ampliação da planta de Nossa Senhora Aparecida em 1° de outubro de 2019.

Apesar do apoio do Governo, a fábrica West Coast anunciou a suspensão de suas atividades em Sergipe nesta quinta-feira (13). A informação foi apresentada sem comunicação prévia, causando surpresa à equipe do Governo do Estado. A indústria mantinha em Sergipe o quantitativo de 450 funcionários. De acordo com a direção da companhia, a suspensão das atividades das duas plantas se deu em função do grande impacto financeiro causado pela pandemia de Covid-19 ao caixa da empresa nos últimos dois anos.

Em abril de 2021, em reunião com representantes do Governo de Sergipe, a empresa havia anunciado queda na produção devido à pandemia. Naquele momento, o fluxo de produção de calçados havia passado de 6 mil para 1,5 mil pares por dia. Na oportunidade, o Governo se colocou à disposição para dar suporte à companhia e seus colaboradores. Desde 2019, a empresa vem em processo de recuperação judicial, ainda em tramitação no Juízo da Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo.

“O Governo do Estado está empenhando seus esforços para que a empresa retome suas operações no período mais breve possível. Nosso objetivo maior é direcionar e realocar os trabalhadores, para que todos os empregos sejam preservados”, destaca o governador Belivaldo Chagas.

 

Da Assessoria