Revisão final para o Enem será transmitida pela TV Estude em Casa e pelo YouTube

Publiciado em 18/11/2021 as 21:25

Os alunos que não poderão comparecer presencialmente ao grande aulão de revisão para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Curso Pré-Universitário, terão a chance de acompanhar de casa. Isso porque o evento, que acontecerá nesta sexta-feira, 19, Centro de Convenções de Sergipe, também será transmitido ao vivo pela TV Estude Em Casa (canal 4.2) e pelo canal do YouTube Educação Sergipe.

De acordo com a coordenadora do Curso Pré-Universitário da Seduc, professora Gisele Pádua, a transmissão vai atingir a um grande público e vai beneficiar estudantes de todo o Estado. “Essa foi a forma que encontramos de garantir o acesso de todos os alunos que vão fazer o Enem e de retratar a nossa realidade, que é a do ensino híbrido”, disse.

O aulão no modo presencial terá o tema “Crie Oportunidades”, no Centro de Convenções de Sergipe, e contará com um público de 4.400 estudantes. A revisão acontecerá o dia inteiro, das 8h às 19h. Os estudantes terão lanche, almoço e transporte. Todos os alunos que participarão do aulão já foram previamente inscritos nas suas escolas e nos polos do Pré-Universitário, e têm sua identificação para entrar no evento. Ainda segundo Gisele Pádua, todos os alunos também já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a Convid-19, o que era um pré-requisito para garantir a segurança de todos.  “Vamos manter os protocolos de biossegurança necessários. Todos os estudantes deverão usar máscaras, e no espaço do evento serão disponibilizados totens com álcool em gel. Haverá também a aferição de temperatura na entrada do Centro de Convenções”, explicou.

As aulas contemplarão todas as áreas do conhecimento. Pela manhã serão ministradas aulas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Pela tarde, após o almoço, será a vez de Redação, Linguagens, Matemática, finalizando novamente com Linguagens, com as aulas de Língua Portuguesa e Literatura. Paralelamente às aulas, haverá apresentações musicais, sorteio de brindes e muita interação com o público.

“Estamos muito ansiosos por esse momento em que teremos os estudantes novamente com a gente. Esse é um evento motivacional, no qual os alunos estarão mais concentrados e mais próximos dos professores a fim de se sentirem seguros para as provas. É uma turma muito delicada, pois esses estudantes passaram praticamente dois anos de pandemia em ensino remoto, e apenas um ano presencialmente na escola. Então o objetivo primordial da revisão final é mantê-los motivados para que não faltem às provas”, afirmou.

Para a realização dessa revisão final, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 55 mil. Além disso, conta com a parceria do Instituto Banese, que está investindo aproximadamente R$ 195 mil para custear a banda, almoço dos alunos, estrutura de palco, iluminação etc. e com a parceria da Faculdade Estácio, que custeará um total de 4.500 lanches.

Pós-revisão e acolhimento

Após a revisão final, na próxima semana, nos dias que antecedem a última fase do Enem, as revisões seguirão sendo realizadas nos polos do Preuni e nos colégios da rede estadual. Já nos dois dias de provas do Enem, 21 e 28 de novembro, a equipe do Preuni fará o acolhimento aos alunos em dois pontos da capital: Centro de Excelência Atheneu Sergipense e Universidade Tiradentes. Já nos municípios do interior, as diretorias regionais de educação estão organizando os acolhimentos aos seus estudantes.

 

 

Da ASN