Cerimônia marca abertura oficial do III Campeonato Mundial Escolar de Triathlon

Publiciado em 09/06/2017 as 04:46

Seguindo a programação do III Campeonato Mundial Escolar de Triathlon, aconteceu nas dependências do Oceanário de Aracaju, a abertura oficial da competição, que contou com a presença de muitas autoridades e da grande imprensa, além de apresentações culturais e folclóricas e visita ao Projeto Tamar, na Orla de Atalaia.
O evento, dada a sua grandeza, contou a presença de autoridades nacionais e internacionais, entre elas, representantes dos órgãos organizadores e do governo, que promovem e realizam o evento, como por exemplo o Governador Jackson Barreto, o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar e vice-presidente da International School Sport Federation (ISF), Robson Aguiar, o Secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Hora Filho, além de dirigentes estrangeiros da ISF, deputados federais, estaduais e vereadores.
Depois de saudar todas as delegações e autoridades presentes, o governador do estado de Sergipe, Jackson Barreto, afirmou que é uma honra receber um evento deste porte no estado e agradeceu pela oportunidade.
- Agradeço pela oportunidade, eventos do tipo fazem com que Sergipe seja ainda mais conhecida internacionalmente, colocando o estado no pódio e mapa do desporto mundial, não somente através do esporte escolar, que é fundamental para formar o caráter e a personalidade dos nossos jovens atletas, mas, acima de tudo, por compreender que a CBDE tem um papel importante na formação da nossa juventude, afirma o Governador.
Reafirmando todos os benefícios desportivos que o Mundial trará para a cidade, o Secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Hora Filho marcou presença e fez questão de homenagear a escola Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, responsável pela formação do único atleta sergipano, que faz parte da Seleção Brasileira e participará do Mundial, Cleverton Gomes. O Secretario exaltou a importância de competições do tipo para cidades como Aracaju.
- É com muita satisfação que o Estado de Sergipe realiza esse Mundial de Triathlon, fazendo Aracaju entrar no hall de cidades maravilhosas, como San Juan, em Porto Rico e Paris, na França, que já foram sedes da competição em edições passadas. Então, esses jovens, ao retornarem aos seus países, jamais serão os mesmos, sentindo as marcas definitivas na formação do seu caráter, da sua cidadania, discursa Antônio Hora.
Presença ilustre- O Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, compareceu a abertura, prestigiando toda a organização, desejando sorte a todos os atletas participantes e destacando a importância do evento.
- O esporte escolar é a base do esporte brasileiro, sendo uma importante ferramenta da educação, pelos valores que traz, de jogo limpo, perseverança, superação, força de vontade. Além de distanciar das drogas e de tudo aquilo que prejudica as pessoas, cumprindo a tarefa de incentivar e promover a descoberta de novos talentos, onde surgirão os futuros campeões brasileiros, representando o Brasil mundialmente.
Além de todos as falas das autoridades, a abertura contou com apresentações belíssimas da Quadrilha Junina Unidos em Asa Branca e de trio pé-de-serra, proporcionando uma grande festa a todos.
As provas acontecerão nesta sexta-feira e sábado, 09 e 10 de junho, na Orla de Atalaia, em Aracaju, prometendo ser de grande emoção, não só para os atletas, mas, também, para quem for prestigiar este grande evento.