Onda de frio deve atingir costa leste dos EUA e cancelar voos

Publiciado em 04/01/2018 as 12:45


Uma nova onda de frio deve atingir a costa leste dos Estados Unidos a partir desta quinta-feira (4), trazendo consigo tempestades de neve e cancelando uma série de voos. A previsão é que 28 cidades da região tenham recorde de baixas temperaturas para esse período do ano, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.

O frio deve ser mais forte em uma faixa que vai do Maine, na fronteira com o Canadá, até a Carolina do Sul, mas também vai atingir os Estados mais ao sul. Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Virgínia já declararam estado de emergência e diversas cidades emitiram avisos de nevascas. A queda nas temperaturas na região já congelaram nesta quarta (3) as cataratas do Niagara, no Canadá.

Pelo menos 17 pessoas já morreram em todo os Estados Unidos em decorrência do frio desde o início do inverno -dois moradores de rua foram achados mortos nesta quarta em Houston. Em Rhode Island, o governo avisou que pode haver falta de luz devido aos ventos fortes. "Como sua governadora, eu peço a vocês, eu imploro, fiquem em casa amanhã. Nos deixem fazer o nosso trabalho", disse na quarta a governadora Gina Raimondo.

Em Boston, a expectativa é que caia até 30 centímetros de neve nesta quinta, enquanto Nova York pode ter ventos de até 90 km/h. As duas cidades cancelaram as aulas e é possível que elas também tenham que fechar os aeroportos. Por isso, as principais companhias americanas já anunciaram que vão flexibilizar as regras para remarcação de passagens em voos que para cidades da costa leste americana.

Para voos que passem por aeroportos do sudeste americano na quarta ou quinta, a American Airlines e a Delta Airlines vão permitir que o passageiro troque a passagem gratuitamente até domingo (7). A American Airlines também avisou que vai autorizar que passageiros de voos que passem pelo nordeste americano entre quinta e sexta (5) remarquem o bilhete até segunda (8).

Já a United Airlines afirmou que vai autorizar a remarcação para passageiros dos voos afetados e pediu que os clientes acompanhem pelo sites quais rotas serão alteradas. Em todos os casos, pode haver uma ampliação do prazo caso a onda de frio se prolongue.