Minha reeleição na Câmara não depende da reeleição de Bolsonaro, diz Lira

Publiciado em 22/11/2021 as 08:53

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirma em entrevista à Folha que seu plano de reeleição ao comando da Casa não depende da vitória de Jair Bolsonaro nas urnas em 2022.

"A vida do presidente Bolsonaro é uma. A minha vida é outra", diz, rejeitando a tese de que a manutenção de sua aliança com o Planalto possa prejudicar seu projeto político.

 

Segundo o deputado, a filiação de Bolsonaro ao PL, de Valdemar Costa Neto, está definida e há possibilidade de o candidato a vice da chapa ser do PP.

Lira avalia que a decisão da ministra Rosa Weber, do STF, de suspender a execução das emendas de relator "não é normal". Contrariando inúmeros relatos de bastidores feitos por parlamentares, ele nega que os recursos sejam usados como moeda de troca para aprovação de temas na Casa.

O deputado ainda defende que sejam estabelecidos limites e coibidos os excessos na atuação do Judiciário. 

Alvo de inquéritos e denúncias do Ministério Público, ele critica candidatos oriundos da área jurídica, mas diz que é cedo para projetar 2022. "O objetivo da Lava Jato era combater a corrupção ou usar a operação como trampolim político?", questiona, ao se referir à pré-candidatura de Sergio Moro.

 
Leia a entrevista na íntegra na Folha de São Paulo.
 
 
 
Da Folha de São Paulo