Açaí na prevenção do câncer

Publiciado em 15/10/2017 as 11:50

Já que outubro é o mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma notícia pode agradar, e muito, quem adora açaí. É que a fruta escura e comum em terras amazônicas contém uma substância chamada antocianina, que dá a coloração roxa ao alimento e, segundo pesquisas recentes, pode ser eficaz na prevenção da doença. Vários estudos ainda estão se encaminhando, mas levantam os benefícios deste que é um dos produtos mais populares do Brasil.

Segundo a nutricionista Milena Nascimento, vale destacar o conjunto de propriedades úteis ao bom funcionamento do corpo como um todo. E isso vale para homens e mulheres. “Ele é um antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres que produzimos ao longo da vida. Então, se comermos alimentos como este, teremos mais chances de evitar doenças assim tão sérias, até porque é rico em vitaminas A, B, C, cálcio e ferro”, explica. Na prática, significa que o açaí é um aliado poderoso contra o envelhecimento precoce, como visto pelo enrugamento da pele.

“Mas deve ser consumido de maneira correta, sem essa grande quantidade de xarope de guaraná, granola ou outros adicionais que encontramos disponíveis no mercado. Aliás, esses que encontramos, inclusive congelados no freezer, são considerados apenas sobremesas”, aponta a especialista. Quando encontrar um fornecedor seguro, a dica é provar o açaí de forma in natura, entre 200ml a 300ml, até duas vezes por semana, a depender dos objetivos nutricionais de cada pessoa. Como troca, os nutricionistas acreditam na boa manutenção do organismo, garantindo, ainda, aporte de energia necessário às atividades do dia a dia.

“Sua semente tem também um ácido linoleico que é um composto útil no combate das células tumorais, e isso deve ser levado em conta”, reforça a nutricionista ao falar de um ácido graxo do bem, composto de ômega-9. E se você acha que a lista de benefícios acaba por aqui, saiba que estamos falando de um alimento rico em polifenóis, que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e no bom funcionamento cardíaco. Isso sem falar na grande quantidade de fibras, boas para regular o funcionamento do intestino. Já é suficiente para incluir a fruta na sua dieta?