Barragem do Rio Poxim pode transbordar devido às chuvas

Publiciado em 20/05/2020 as 14:55

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), informou, por meio de nota à imprensa, que não há risco de rompimento da estrutura da barragem do Rio Poxim, que fica no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, e é administrada pela Companhia de Saneamento de Sergipe, Deso. O que ocorre é que a barragem está com 99% da sua capacidade de armazenamento de água e pode verter, caso as chuvas se intensifiquem na região.

Segundo informações do Departamento de Defesa Civil do Estado, os bairros Jabotina, na zona Sul da capital, Rosa Elze, em São Cristóvão, e Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, podem ser atingidos com inundações caso os índices pluviométricos se intensifiquem.

O alerta foi enviado para moradores das áreas de risco, por meio da Defesa Civil do município de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, por meio de mensagem de texto (SMS). A mensagem foi enviada pois é preciso tomar medidas urgentes para salvar bens, móveis, utensílios e não colocar vidas em risco, para o caso de inindação. A Sedurbs, através da Defesa Civil do Estado, juntamente com a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), e Deso monitora a situação.

A Barragem do Rio Poxim possui 25 metros de altura e cerca de 180 metros de base. Sua capacidade máxima chega a 32 milhões de m³ em uma área de 5 milhões de m², sendo responsável por cerca de 30% do abastecimento da região metropolitana de Aracaju.