Unit conquista o tricampeonato em competição de mediação da OAB/SE

Evento reúne equipes de faculdades de Direito, escritórios de advocacia e órgãos públicos, promovendo e difundindo a mediação e a conciliação para solucionar conflitos

Publiciado em 27/05/2025 as 09:32

A equipe formada por estudantes e professores do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) conquistou neste sábado, 24, o tricampeonato da Competição Estadual de Mediação de Conflitos, promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE). O evento, que aconteceu na Faculdade de Direito 8 de Julho, em Aracaju, foi realizado pelo terceiro ano seguido e reuniu seis equipes representantes de faculdades e universidades, escritórios de advocacia e órgãos públicos.

A competição foi criada para promover e difundir os métodos consensuais de solução de conflitos. Nela, os times de estudantes e profissionais do Direito simulam casos de negociação e mediação de conflitos. Neste modelo de disputa, cada dois representantes de cada equipe são sorteados com outras duas duplas concorrentes para atuarem em um caso fictício, sendo uma dupla como mediadora e duas interpretando as partes envolvidas no processo (reclamante, reclamada e seus respectivos advogados). estas atuações são avaliadas por um júri formado por representantes da OAB/SE, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE). 

A equipe da Unit é formada por nove estudantes de Direito, além dos professores Jeffson Menezes e Nivaldo Moscoso, que atuaram como orientadores e treinadores (coaches). Os alunos da equipe, que são do 1°, do 3° e  do 5° períodos, foram aprovados em um processo seletivo interno e passaram por pouco mais de um mês de treinamento intensivo em dois turnos, focados em técnicas de conciliação e mediação. 

“Essa conquista representa a consolidação de um trabalho construído nesses 45 anos do curso de Direito da Unit, e sempre visando a incluir os nossos alunos no mais novo desse mercado de trabalho. Isso demonstra que a Unit possui o melhor programa de mediação do estado, com disciplinas específicas dentro dos componentes curriculares voltados a essa dinâmica mediatória, especificamente trabalhando e preparando os alunos não apenas para o mercado convencional mas para as maiores câmaras privadas de mediação e arbitragem do Brasil”, comemora Moscoso.

Ele acrescenta que a própria grade curricular do curso de Direito já conta com disciplinas relacionadas às práticas de conciliação judicial além de convênios e parcerias firmadas pelo NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) com o TJSE, com o MPSE e com a Defensoria Pública do Estado (DPE). “Nós temos alunos que são conciliadores, mediadores, judiciais e extrajudiciais, dentro do próprio curso de graduação, em virtude dessa preocupação da Unit com o novo mercado jurídico, Nós temos disciplinas de justiça multiporta, de comunicação não violenta, extensão voltados ao acesso à justiça, mediação de conflitos e parceria com os mais diversos órgãos. Costumamos dizer que a nossa preparação é continuada”, detalha o professor.

Para Jeffson, que é coordenador operacional do curso de Direito, o tricampeonato conquistado pela Unit foi a coroação de um trabalho árduo e constante, que começa na sala de aula. “Representa a excelência dos nossos alunos, o poder da nossa metodologia de ensino, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que é inovadora, aliando a prática e teoria desde o primeiro período e aliando formação técnica- jurídica, humanística e habilidades socioemocionais. Essa vitória demonstra que estamos preparando os melhores juristas do Estado, que já se destacam na graduação”, completa. 

Nova cultura 

Além de ser campeã invicta na competição por equipes, a equipe Unit venceu a categoria “Advogado Destaque”, com a aluna Edilia Maria de Oliveira Santos, do terceiro período de Direito. “Essa conquista representa o esforço feito e a dedicação dada à Competição. Todos os ensinamentos e todas as pontuações feitas pelos professores coaches foram muito importantes. Estar representando a Unit foi uma responsabilidade muito grande, e ser campeã na categoria de advogada destaque é uma vitória que carrega muita felicidade e orgulho”, afirma ela.

A estudante Maria Clara Pina, do primeiro período de Direito, fez o papel de uma das partes do processo simulado e encarou o desafio de viver aquela audiência como se fosse o próprio personagem. “A gente aprende muito a negociar nossos interesses, estar ali com o que a gente sente e entender qual é a nossa necessidade. Isso é muito bom para a vida, até para a gente aprender a ter os interesses bem definidos na cabeça. O que me motiva a participar dessa competição e sair da zona de conforto, porque é muito importante, e todos os benefícios que isso vai trazer tanto na minha vida acadêmica quanto pessoal”, diz ela

O objetivo da competição é disseminar novos métodos de resolução de conflitos, instituindo uma nova cultura jurídica e preparando os operadores do Direito para trabalharem sob ela. “A gente vai disseminar a mediação para resolver o conflito de uma maneira mais simples, mais dialogada. Estimula o diálogo entre as partes para que ela resolva o conflito de uma maneira mais fácil. Os estudantes vão criando a cultura da negociação e do diálogo, e passando para os alunos essa cultura desde o início, eles vão procurar resolver o conflito de uma maneira mais fácil quando se tornarem profissionais, e vão levar isso para os clientes”, destaca João Alberto Oliveira, presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem (CMCA), da OAB/SE.

 

Autor: Gabriel Damásio 

Fonte: Asscom Unit