Sergipe Notícias
Publicidade
Cotidiano

Congresso jurídico reúne mais de 1.200 participantes no Teatro Tobias Barreto

O 22º Conadi promove diálogos entre teoria e prática com nomes de destaque do Direito brasileiro e internacional; evento também celebra os 45 anos do curso de Direito da Unit

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 18/09/2025 às 05:37
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Congresso jurídico reúne mais de 1.200 participantes no Teatro Tobias Barreto

O Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, recebeu, até esta quarta-feira, 17, o 22º Congresso Nacional do Direito (Conadi), promovido pela Universidade Tiradentes (Unit). Com o tema “Democracia, Direitos Humanos e Justiça Social”, mais de 1.200 inscritos, entre estudantes, pesquisadores e profissionais do mundo jurídico, se reuniram em torno de uma programação composta por um total de 11 palestras com cerca de 20 convidados, entre professores da Unit, representantes dos principais órgãos jurídicos nacionais e alguns dos principais professores e teóricos da área, que têm trabalhos publicados em livros e carreiras acadêmicas de renome nacional e internacional. 

Entre os principais convidados, estão a advogada sergipana Roseline Rabelo Morais, secretária-geral do Conselho Federal da OAB; a jurista Maria Sylvia Di Pietro, livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); e os desembargadores Sérgio Torres Teixeira, do Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-6); e Guilherme de Souza Nucci, da Seção Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), além do professor Flávio Martins, pós-doutor em Direito Constitucional pela Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha, e professor da Universidade Católica do Porto, em Portugal. 

O evento contou ainda com 129 artigos e apresentações de projetos e pesquisas científicas realizadas pelos alunos de graduação do curso de Direito, que foram apresentados em uma prévia. “A ideia do congresso é de um lado fortalecer a ciência, do outro preparar para o mercado de trabalho e dentro do Conadi trazer grandes palestrantes que vão enriquecer a carreira de todos os profissionais do Direito. A gente precisa entender que o direito se faz com o convívio. É sempre muito importante aprender com aqueles que não estão dentro da universidade, mas trazem uma experiência profissional para fortalecer o nosso aprendizado”, define o professor Mario Jorge Tenorio Fortes Junior, coordenador da área de Direito da Unit. 

“Um congresso como esse é importantíssimo. A ideia é trazer temas novos, que não são normalmente estudados dentro da universidade, porque a universidade é um momento de formação, de começar a construir os conhecimentos jurídicos. Num evento como esse, juristas de lugares diferentes, com experiências diferentes, podem trazer pontos de vistas diferentes que fazem com que o estudante e o profissional reflitam sobre algo que até aquele momento eles não pensavam. É importante que o estudante saiba que ele não está apenas se dedicando a construir o seu próprio nome, mas traz em si o selo de uma instituição tão importante, renomada e histórica”, disse Flávio Martins. 

Para os estudantes, a participação no Conadi representou uma grande oportunidade de aprendizado e de primeiros contatos com o universo jurídico. “Eu acabei de ingressar na universidade e já tenho essa oportunidade de poder participar de um congresso como esse e ter um networking com palestrantes de fora, com doutrinadores que eu estudo na faculdade, através dos livros deles. Poder vê-los pessoalmente e falar com eles é uma experiência única e muito linda. Toda essa comunicação e essa amizade que a gente vai criando vai me ajudar futuramente na advocacia”, comemora o aluno Bernardo Luz Nascimento, do segundo período de Direito da Unit, que trabalha no congresso como monitor, auxiliando diretamente na organização das atividades e na interação direta entre palestrantes, professores e o público ouvinte. 

 

Comemoração

O 22º Conadi foi oficialmente aberto na noite desta segunda-feira, 15, e também marca as comemorações pelos 45 anos de criação do curso de Direito. Esse histórico foi destacado durante a solenidade de abertura pelo vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, que se refere aos mais de 17 mil egressos formados desde 1980, quando a primeira turma iniciou seus estudos na então Faculdade Tiradentes (Fits). 

“Ao longo dos anos, o que a gente viu foi uma grande mudança na nossa forma de atuação junto à comunidade, junto à sociedade sergipana e às intervenções que o curso de Direito foi fazendo ao longo do tempo. A gente reputa como extremamente estratégico e importante ter um curso como esse. Há 45 anos atrás, a gente tinha apenas um curso de Direito no Estado, com poucas vagas, e a Unit teve essa ousadia de oferecer um curso naquela época. E vieram diversas outras oportunidades grandes”, disse Uchôa Júnior, destacando o doutorado em Direitos Humanos, único da área em Sergipe, o trabalho de pesquisa científica e projetos realizados em parcerias com empresas e órgãos públicos. 

Esse legado também foi ressaltado pelas principais autoridades políticas e jurídicas do Estado, que compareceram à solenidade de abertura do congresso. Uma delas foi a atual prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que foi aluna de Direito da então Fits e depois professora de Direito Constitucional na Unit. “Passa um filme na minha cabeça de tanta emoção, só de falar e de saber que a Unit só cresceu nesses 45 anos, com qualidade no curso. Tem aí, com certeza, uma equipe de professores que chama a atenção pelo seu conteúdo. É um curso que é referência e que deixa, com certeza, um legado. Acho que a tendência é só crescer mais e mais”, saudou Emília. 

Entre as outras autoridades que prestigiaram a abertura, estiveram o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna de Assis Júnior; o deputado estadual Luciano Bispo (representando a Assembleia Legislativa); o procurador-geral de Justiça (Ministério Público Estadual), Nilzir Soares Vieira Júnior; a diretora de foro da Justiça Federal de Sergipe (JFSE), Lidiane Vieira Bonfim de Meneses; o defensor público-geral do Estado, José Leó de Carvalho Neto; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), Danniel Alves Costa. 

 

A programação completa do 22º Conadi pode ser conferida no site https://www.unit.br/conadi

 

Por Gabriel Damásio/Asscom Unit

Fotos: Bruno Nasca

 

Leia Também

Publicidade