Uma das mais famosas festas voltadas para o segmento da moda de Sergipe, a Modamix, que é realizada em Itabaianinha, deu mais um passo no sentido que a leva a vir a fazer parte do Calendário Nacional de Eventos do Ministério de Turismo. Isso porque o projeto de lei do deputado federal Thiago de Joaldo (PP-SE), que insere a festa no calendário, teve a sua redação final aprovada, nesta terça-feira (25), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.
Caso a Moda Mix venha a fazer parte do Calendário Nacional de Eventos do Ministério de Turismo, ela passa a ter visibilidade nacional e internacional. De acordo com projeto de lei aprovado, que agora seguirá para o Senado, a relevância da festa se dá em razão de que o evento é responsável permitir a participação de mais de 40 marcas do ramo têxtil, além de contar com rodada de negócios, palestras, apresentações culturais, desfiles com os artigos de modas feminina, masculina, infantil, íntima, fitness e jeans, elaborados pelos empresários da região.
“O Município de Itabaianinha sempre teve sua economia concentrada na agropecuária e na cerâmica, mas esse cenário começou a mudar em 1996, quando uma parceria com o grupo empresarial paulista Grippon, cujos empresários eram oriundos da cidade, permitiu a implantação de uma indústria de confecções na cidade, incentivando, assim, o surgimento de pequenas fábricas de roupas”, lembra o projeto de lei.
A inserção da Moda Mix no calendário nacional de eventos permitirá que o evento seja, por exemplo, divulgado nos canais oficiais do Ministério do Turismo e em materiais promocionais, o que auxilia viajantes na escolha de destinos e atrai mais visitantes para a região onde ocorre a festa.
Em sua proposta, Thiago de Joaldo lembra que o município de Itabaianinha é conhecido no estado como um importante polo industrial, responsável pela geração de milhares de empregos, além de ser destino de compradores varejistas e atacadistas de diversas regiões do país.
“Para dinamizar ainda mais essa atividade econômica e ampliar a divulgação dos estabelecimentos é que surgiu a proposta do “Moda Mix””, diz o autor da lei.
A matéria foi relatada na CCJ, com parecer favorável, pelo deputado federal Ícaro de Valmir (PL-SE).
Por Marcos Antônio, correspondente exclusivo do Sergipe Notícias em Brasília




