A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, nesta segunda-feira, 22, a segunda edição do 'Praça que Abraça', evento voltado ao atendimento da população em situação de rua. A ação aconteceu na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, e contou com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), do Ministério Público do Trabalho e do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua (Ciampe).
Durante todo o dia, foram ofertados serviços essenciais como atendimentos de saúde, exames, vacinação, testes de IST’s, cadastramento e atualização do CadÚnico, serviços de beleza, além do Banho para Todos, Cabide Solidário e distribuição de refeições. A iniciativa teve caráter especial de Natal, reforçando o cuidado e a proteção social para pessoas em extrema vulnerabilidade.
Cuidado integral e acesso a direitos
Para o secretário adjunto da Seasic, Lucas Gregório, essa ação traduz o compromisso do Governo de Sergipe com o cuidado integral e com a garantia de direitos da população em situação de rua. “O 'Praça que Abraça' mostra que a política pública precisa estar onde as pessoas estão, oferecendo acolhimento, serviços essenciais e respeito à dignidade humana. É um trabalho construído de forma intersetorial, com parceiros importantes, para que essas pessoas tenham não apenas atendimento imediato, mas também a oportunidade de reconstruir trajetórias e acessar políticas que promovam cidadania e inclusão social.”, ressaltou.
Coordenadora de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua da Seasic, Joyciellen Santos Fernandes destacou que a ação reforça o compromisso do Governo de Sergipe com esse público. “Hoje estamos na segunda edição do Praça que Abraça, em especial do Natal. É um evento voltado para a população em situação de rua, trazendo serviços, entrega de roupas e, este ano, também de kits. Foi uma grande mobilização, com apoio de parceiros e colaboradores, para que esse evento pudesse acontecer”, afirmou.
Para muitos participantes, o acesso a serviços básicos representa alívio imediato e respeito à dignidade. Isael Santos aproveitou o atendimento de beleza e ressaltou a importância da ação. “Tá bom demais. A gente que tá na rua não tem como pagar 25, 30 reais pra cortar o cabelo. Esse serviço ajuda muito”, relatou.
Inclusão, dignidade e reconstrução de trajetórias
A superintendente de Inclusão e Cidadania da Seasic, Daniele Melo, explicou que o 'Praça que Abraça' integra uma estratégia mais ampla de cuidado. “Essa iniciativa reforça a inclusão e a dignidade das pessoas em situação de rua. Reúne ações de saúde, beleza, atualização do CadÚnico, o Banho para Todos junto com o Cabide Solidário, garantindo dignidade em cada etapa do atendimento”, destacou.
O Ministério Público do Trabalho também participou da ação. Para o procurador do trabalho Adroaldo Bispo, o evento vai além da assistência imediata. “Precisamos garantir o básico para o início de uma nova vida, esse é o primeiro passo para a saída dessa situação de vulnerabilidade, com acesso à renda, moradia, alimentação regular e condições dignas”, pontuou.
Natal com mais esperança
Entre os atendidos estava Antônio Fábio dos Santos, catador de materiais recicláveis, que recebeu roupas no Cabide Solidário. Emocionado, ele falou sobre a importância do gesto às vésperas do Natal. “Receber uma roupa agora é muito importante. Dá dignidade. É um Natal diferente, um Natal maravilhoso”, disse.
Ronny Gomes Barros, pessoa em situação de rua, também destacou o impacto da ação. “Esse trabalho é muito importante, principalmente no Natal, quando a gente passa por muita dificuldade. Receber roupa e cuidado faz toda a diferença. Que Deus abençoe vocês”, afirmou.
O 'Praça que Abraça' reafirma o compromisso da Seasic com a promoção da dignidade humana, garantindo acesso a direitos, cuidado integral e acolhimento à população em situação de rua, especialmente em períodos simbólicos como o Natal.
Fonte: GOV SE




