Governo de Sergipe abre inscrições para concurso Rei e Rainha do País do Forró 2025
Interessados podem se inscrever até 6 de maio; concurso acontecerá no dia 9 de maio, no Centro de Criatividade

O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), abriu nesta quarta-feira, 30, as inscrições para a terceira edição do concurso Rei e Rainha do País do Forró 2025. Os interessados têm até o dia 6 de maio para se inscrever exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Sergipe. O edital completo, contendo requisitos, documentação, critérios de seleção e demais informações, está disponível no site da Funcap.
Para participar do concurso é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, residente e domiciliado em Sergipe; ter idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição; não ser vinculado a nenhum órgão de administração Direta ou Indireta do Governo do Estado; não ter sido Rei ou Rainha do País do forró na última edição; e ter disponibilidade para cumprir agenda estabelecida pela Funcap em momento oportuno.
Conforme o edital, os critérios de avaliação para cada apresentação serão figurino, coreografia e harmonia do casal. O concurso e a seleção do novo reinado estão programados para ocorrer no dia 9 de maio, às 20h, no Centro de Criatividade, enquanto a coroação do Rei e da Rainha do País do Forró será realizada no dia 29 de maio, a partir das 19h, durante a ‘Salva Junina’, também no Centro de Criatividade.
O casal vencedor será agraciado com um prêmio no valor de R$ 6 mil para cada, e terá a oportunidade de se apresentar em diversos eventos culturais do ciclo junino, levando a mensagem e o título de que Sergipe é o 'País do Forró'. O evento tem como objetivo valorizar as figuras populares dos festejos juninos e consagrar a representação cultural por meio dos brincantes de quadrilhas juninas, contribuindo para o turismo e o desenvolvimento econômico, atraindo interessados em celebrar os festejos juninos sergipanos.
Em caso de dúvidas, o proponente pode entrar em contato com a Funcap por meio do e-mail npcdicult@gmail.com. Além disso, a Fundação oferece atendimento presencial em sua sede, na rua Vila Cristina, nº 1051, bairro Treze de Julho, em Aracaju, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O atendimento se dá por intermédio da Diretoria de Políticas Culturais, a fim de auxiliar proponentes que ainda não possuam cadastro na plataforma Mapa Cultural de Sergipe, ou encontrem dificuldades no processo de cadastramento.

Funcap abre edital para atrações juninas em Sergipe
Foram disponibilizadas 450 atrações, distribuídas em variadas categorias.