São Cristóvão será palco, no dia 10 de janeiro de 2026, da 3ª edição da "Feira Se Bun Ire: Uma homenagem à alegria", que acontece em sua versão ampliada, na Praça São Francisco, a partir das 14h. A iniciativa é realizada pelo Ilé Àsé Opô Osogunladê e tem como objetivo incentivar a economia criativa dos povos de terreiro, valorizando a cultura afro-brasileira, e os saberes tradicionais.
Nesta edição, a feira contará com 30 expositores de diversos terreiros de Sergipe, reunindo arte, gastronomia de matriz africana, artesanato, Espaço Ibeji de atividades infantis, Tenda de saúde e uma programação cultural diversa. Entre as atrações confirmadas estão: Samba de Coco de Ilha Grande, Samba de Meia Hora, Jaque Barroso e banda, Samba de Salto, Afoxé de Preto, performance de dança com Reginaldo Daniel Flores, e a apresentação do espetáculo "Oluodó", expressões culturais que celebram a ancestralidade negra.
A 3ª edição da Feira Se Bun Ire integra o ciclo de comemorações pelos 25 anos do Ilé Àsé Opô Osogunladê, reafirmando o compromisso da casa enquanto Ponto de Cultura "Axé Ô" com o fortalecimento dos territórios, a valorização das tradições de matriz africana e a ampliação de seu trabalho em rede, fortalecendo o acesso à produção cultural em Sergipe.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Serviço
10 de janeiro de 2026 (sábado)
A partir das 14h
Praça São Francisco – São Cristóvão/SE
Entrada gratuita
Financiamento: Edital de Chamamento Público nº 07/2023 – Ilma Fontes/Demais Linguagens. Realização com recursos do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo (LC nº 195/2022), através da FUNCAP e Edital 03/2025 via Aldir Blanc.
Apoio: FUNCAP, Prefeitura Municipal de São Cristóvão e IPHAN.
Fonte: Assessoria da Feira Se Bun Ire




