Sergipe Notícias
Publicidade
Economia

Governo de Sergipe debate sobre operação da mina de potássio em Rosário do Catete

Encontro com representantes da empresa responsável pelo empreendimento abordou continuidade das atividades do complexo mineroquímico e alinhamento sobre incentivos fiscais do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 14/11/2025 às 06:11
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Governo de Sergipe debate sobre operação da mina de potássio em Rosário do Catete

O governador Fábio Mitidieri recebeu, nesta quinta-feira, 13, no Palácio dos Despachos, representantes da VL Holding, nova empresa responsável pela operação da mina de potássio em Rosário do Catete. O objetivo foi discutir a continuidade das atividades do Complexo Mineroquímico da Usina Taquari-Vassouras e o alinhamento sobre os incentivos fiscais previstos no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

A VL Holding adquiriu recentemente os ativos da antiga Mosaic Fertilizantes, que administrava o complexo até 3 de novembro de 2025. Com a aquisição, a empresa passou a operar sob o nome Stratos Mineração, garantindo a manutenção de todos os empregos e a continuidade integral das operações. O grupo tem como meta ampliar a oferta nacional de fertilizantes, contribuindo para reduzir a dependência de importações.

Durante a reunião, foram debatidos temas relacionados ao diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), previsto nas resoluções do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) de 2021 e 2024, que garantem apoio fiscal em importações, exportações, aquisições de equipamentos e matéria-prima. O Governo de Sergipe acompanhou todo o processo e se colocou à disposição para garantir uma transição segura e eficiente entre as empresas, reforçando o compromisso em manter um ambiente favorável ao crescimento do setor e à valorização dos trabalhadores locais.

O governador Fábio Mitidieri destacou que a chegada da Stratos Mineração marca uma nova etapa para o setor mineral e industrial do estado, reforçando o ambiente favorável a investimentos. “Temos trabalhado para que Sergipe continue sendo referência em desenvolvimento e em geração de oportunidades. A mineração é um setor estratégico para o nosso crescimento, e a presença da Stratos reforça a confiança do empresariado no potencial do nosso estado. O Governo do Estado está de portas abertas para apoiar essa nova fase, garantindo segurança jurídica, estímulo à produção e condições para que novos investimentos se consolidem, gerando emprego e renda para o povo sergipano”, afirmou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, destacou a importância do Complexo Taquari-Vassouras para a economia sergipana e para o fortalecimento da cadeia de fertilizantes no país. "O Complexo Taquari-Vassouras é um dos mais importantes ativos do Brasil em se tratando de recursos minerais e de insumos para a indústria de fertilizantes. Assim, acompanhamos a transição acionária e nos colocamos à disposição da nova gestão para que suas operações sejam bem-sucedidas, gerando empregos e renda para nosso estado", ressaltou.

Já o diretor-presidente da Stratos Mineração, Daniel Moreira, enfatizou o potencial de Sergipe e agradeceu o apoio do Governo do Estado durante a chegada da empresa. "Agradeço a oportunidade que o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, proporcionou ao organizar essa agenda tão importante. Nós, da Stratos Mineração, estamos chegando a Sergipe e iniciando nossas atividades com o pé direito. Temos acompanhado de perto o trabalho que o governador Fábio Mitidieri e toda a sua equipe vêm fazendo no estado, que se mostra cada vez mais promissor, em pleno crescimento e com forte capacidade de investimento. Encontramos aqui uma estrutura altamente operacional, com uma equipe qualificada e uma localização estratégica. Estamos preparados para atender o produtor rural e o fazendeiro que dependem dos nossos produtos", afirmou.

Com a nova administração, a expectativa é de expansão da capacidade produtiva e modernização da estrutura operacional da mina, que é a única em atividade no Brasil e a única mina subterrânea de potássio do Hemisfério Sul. A localização estratégica do complexo, próxima aos polos consumidores do Nordeste, é vista como um diferencial, reduzindo os custos logísticos e fortalecendo o mercado regional de fertilizantes.

Com a reunião, o Governo de Sergipe reafirma seu compromisso de estimular investimentos e garantir a continuidade das políticas industriais, que vêm fortalecendo a economia do estado. O Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), iniciativa que beneficia mais de 330 empresas em todo o estado, é responsável por 32 mil empregos diretos e já soma R$ 1,7 bilhão em investimentos previstos entre 2023 e 2025, consolidando-se como um dos principais instrumentos de fomento ao desenvolvimento produtivo de Sergipe.

O encontro realizado no Palácio dos Despachos contou também com a presença do diretor executivo da Sedetec, Marcelo Menezes; do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães; do diretor-presidente da Sergipe Gás S/A (Sergas), Alan Lemos; do senador por Sergipe Laércio Oliveira; e do diretor industrial da Stratos Mineração, Mauro Lopes Cordeiro.

 
 
Fonte: GOV SE

Leia Também

Publicidade