Sergipe Notícias
Publicidade
Economia

Petrobras retoma produção de amônia na Fafen Sergipe

Unidade volta a operar após nova licitação e início de contrato com a Engeman

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 06/01/2026 às 08:21
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Petrobras retoma produção de amônia na Fafen Sergipe

O ano de 2026 teve início com a retomada das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe. A Petrobras anunciou que a unidade iniciou a produção de amônia no dia 31 de dezembro. A informação foi divulgada pelo Governo de Sergipe.

A Fafen Sergipe possui capacidade instalada para a produção de 1,8 mil toneladas de ureia por dia. Já a Fafen Bahia tem capacidade de 1,3 mil toneladas diárias. Consideradas em conjunto, as duas unidades devem gerar aproximadamente 800 empregos diretos e indiretos. A retomada das operações está inserida no contexto de fortalecimento da cadeia produtiva de fertilizantes.

Arrendada à iniciativa privada desde 2020, a Fafen Sergipe teve as atividades interrompidas em março de 2024, após a então operadora, a Unigel, alegar inviabilidade econômica. Com o encerramento do contrato e a realização de novo processo licitatório, a planta passou a ser operada pela empresa Engeman, na condição de prestadora de serviços, enquanto a Petrobras permanece responsável pelas atividades comerciais.

A unidade de Sergipe foi implantada pela Petrobras em 1980 e se consolidou como um polo estratégico para a produção de ureia e amônia no Nordeste. Ao longo de sua trajetória, contribuiu para o desenvolvimento da infraestrutura estadual, com impactos em áreas como abastecimento hídrico, energia, transporte e telecomunicações.

Apesar da relevância industrial, a fábrica enfrentou períodos de redução de atividades e paralisações ao longo dos anos. Em 2018, a Petrobras anunciou a hibernação da unidade. No ano seguinte, após negociações mediadas pelo Governo de Sergipe, a planta foi arrendada ao grupo Unigel, com retomada da operação em 2021, apoiada por medidas de incentivo fiscal e melhorias estruturais.

A partir de 2023, a Fafen voltou a enfrentar dificuldades operacionais, com novas interrupções, culminando na suspensão das atividades em março de 2024. Após definições judiciais, a Petrobras abriu licitação para a contratação de uma nova empresa para operar as fábricas de Sergipe e da Bahia. A Engeman Manutenção de Equipamentos venceu o certame, com contrato assinado em setembro de 2025, dando início à atual fase de retomada das operações.

 
 
 
Fonte: F5News

Leia Também

Publicidade