Laboratório transforma ideias em inovação e empreendedorismo em Aracaju

Equipado com tecnologia de ponta, o Tiradentes Fab Lab promove a cultura maker, integra ensino prático com desenvolvimento de projetos e está aberto à comunidade através de ações como o “Open Day”.

Publicado em 21/07/2025 às 09:51

Imagine um espaço onde se pode tirar uma ideia da cabeça e transformá-la, com as próprias mãos, em um produto ou projeto que pode gerar uma oportunidade de negócio. Esse espaço é o Tiradentes Fab Lab, laboratório de prototipagem e fabricação digital do Tiradentes Innovation Center (TIC). Existente desde 2019, ele funciona dentro do ecossistema de educação e inovação que também envolve a Universidade Tiradentes (Unit) e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), em Aracaju. E incentiva o aprendizado através da criatividade para desenvolver e construir projetos. É a chamada “cultura maker”, que pode bem ser traduzida pelo lema “Faça você mesmo”. 

O Tiradentes Fab Lab é dotado de uma estrutura de ponta, com equipamentos e máquinas de última geração, bem como as mais variadas ferramentas. Entre os equipamentos disponíveis, estão uma máquina de Impressão 3D Ender 3; uma máquina de corte e gravação a laser; uma bancada de ferramentas, duas fresadoras CNC e um plotter de recorte. Todos esses recursos são utilizados para o desenvolvimento dos mais variados projetos de produtos e serviços. Hoje, mais de 17 projetos estão sendo desenvolvidos no local, e outros quatro tiveram suas patentes depositadas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), que está em andamento com os respectivos processos de análise e concessão. 

O espaço serve como um importante local de suporte e apoio para as atividades práticas dos cursos de graduação e pós-graduação da Unit, cujos professores e alunos podem produzir materiais ou mesmo colocar em prática as teorias ensinadas em sala de aula. “Temos alunos de Arquitetura vindo fazer as maquetes, os de Odontologia vindo fazer prótese, os de Medicina vivenciando peças impressas em 3D para ver como é o funcionamento das válvulas do coração, o Design de Interiores… São vários cursos que utilizam o nosso laboratório e vivenciam isso na prática”, diz o coordenador do Tiradentes Fab Lab, Marcelo Maynart. 

Ele considera que a utilização do Fab Lab abre “infinitas possibilidades” e proporciona um grande ganho de aprendizagem para os alunos, além de despertar o interesse deles pelo empreendedorismo, ao favorecer o desenvolvimento de produtos. “Eu vejo que hoje, com a educação profissional 4.0, é de muita importância que o nosso aluno aqui da universidade vivencie a prática também, o que é um grande desafio hoje. Que você tenha teoria, pratique e desenvolva um projeto. E que ao final da conclusão do seu curso, você tenha desenvolvido algo palpável, não só aquela ideia que ficou no papel. Acho que o laboratório vem para firmar esse compromisso com o aluno, de ampliar cada vez mais o seu conhecimento”, destaca Maynart. 

Inovação para todos

O laboratório disponibiliza as quartas-feiras de cada semana, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para que qualquer pessoa da comunidade, mesmo que não seja aluna da Unit, possa operar gratuitamente as máquinas durante uma hora, desde que leve o material a ser manipulado e comprove que esteja capacitada para operar o equipamento. É o “Open Day”, no qual os usuários também recebem suporte técnico e intelectual para o desenvolvimento de seus projetos e ideias. 

O “Open Day” é uma das iniciativas e promoções que aproximam o Tiradentes Fab Lab da comunidade em geral, e que são promovidas ao longo do ano. Uma delas, realizada recentemente, foi a Colônia de Férias, uma oficina voltada para crianças de 6 a 10 anos, na qual elas aprendem sobre a cultura maker e desenvolvem esse aprendizado através da fabricação de brinquedos. Além de introduzir os mais novos nesta cultura, a iniciativa busca resgatar e desenvolver habilidades e valores como sustentabilidade, criatividade, inovação e colaboração. Além disso, o laboratório oferece serviços de aluguel de máquinas, oficinas makers, e cursos de operação dos equipamentos.

Marcelo Maynart ressalta que todos os interessados em trabalhar com as máquinas de impressão e de corte devem se capacitar para o uso destes equipamentos, através dos cursos de modelagem e operação que são ofertados todo mês pelo próprio centro. “No dia gratuito, a pessoa precisa saber utilizar o equipamento, e ele exige uma idade específica, uma habilidade. Por exemplo, na impressão 3D, você precisa saber fazer a modelagem, ou seja, criar o desenho tridimensional para fazer a impressão e também fazer a calibração da temperatura da mesa”, explica. 

O laboratório ainda atua no ramo de inovação aberta, no qual empresas atuantes no mercado trazem dificuldades de suas atividades para a discussão e elaboração de soluções. Uma delas é o grupo Energisa, que atua na geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia elétrica em 11 estados, incluindo Sergipe. Ele credenciou o Tiradentes Fab Lab para a realização de serviços de prototipação de ideias, sendo o primeiro parceiro da empresa neste ramo em todo o país. 

Conectado ao mundo

O Tiradentes Fab Lab também é integrante da rede internacional Fab Foundation, criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e responsável por reger os conceitos, valores e padrões de funcionamento para mais de 2.700 laboratórios de inovação presentes em cerca de 120 países. No Brasil, são cerca de 127. Todos eles estão permanentemente conectados via internet e plataformas, inclusive com câmeras, o que lhes permite trocar experiências e informações sobre projetos em desenvolvimento. 

“Se a gente está desenvolvendo um projeto aqui e tem alguma dúvida, podemos entrar em contato com um desses laboratórios e trocar informações. A gente faz parte de uma comunidade que trabalha de forma colaborativa. Se um aluno, por exemplo, quer desenvolver um projeto e de repente ele já foi desenvolvido em algum outro FabLab em alguma parte do mundo, a gente pode solicitar esse projeto, receber um arquivo digital com todas as informações, e desenvolver ele aqui”, resume o coordenador. 

Serviço:

O Tiradentes Fab Lab funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sendo o uso do laboratório e as visitas técnicas feitas mediante agendamento prévio. O agendamento e as inscrições nos cursos e atividades do Fab Lab podem ser feitas através do site https://tiradentesinnovation.com/fab-lab/, que também traz todas as informações sobre seu funcionamento. Outros detalhes também podem ser esclarecidos através do telefone (79) 3218-2375 ou do e-mail contato@tiradentesinnovation.com

 

Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit

Publicidade

Publicidade