Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Tiradentes (Unit) foi destaque no Ranking Universitário Folha (RUF), realizado e publicado pelo jornal Folha de São Paulo. Na lista da edição deste ano, que avaliou um total de 204 universidades e faculdades de todo o país, a instituição sergipana está entre as 14 melhores instituições particulares do Brasil, sendo a 2ª melhor do Nordeste. No ranking geral, a Unit posicionou-se em 70º lugar e ainda se destacou nacionalmente no quesito Internacionalização: está entre as 30 universidades brasileiras com maior proporção de docentes estrangeiros e mais publicações em coautoria internacional.
A Unit também teve 10 de seus cursos de graduação bem posicionados no RUF 2025, destacando-se nos âmbitos regional e nacional de cada área. A melhor colocação foi alcançada pelos de Educação Física e de Engenharia Elétrica, que aparecem em 7º lugar entre as universidades particulares do Brasil, sendo os primeiros do Nordeste. A mesma liderança regional é ostentada pelos cursos de Biomedicina, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, que também ficaram posicionadas entre os 11 melhores dentre as instituições privadas do país em suas respectivas áreas.
O curso de Fisioterapia também figura entre os 10 melhores do país entre as IES privadas, sendo o 3º do Nordeste. O de Farmácia é o 8ª melhor entre as particulares do Nordeste, sendo o 1ª em Sergipe. O de Direito ficou em 13ª lugar entre as IES privadas da região, sendo o 2ª melhor de Sergipe. E os cursos de Pedagogia e Serviço Social ficaram em primeiro lugar em suas respectivas áreas entre as IES particulares nordestinas. Em particular, o de Serviço Social também ficou entre as 17 melhores no ranking nacional dos cursos privados.
“Chegar a esta posição é o resultado de um intenso trabalho que todos nós realizamos diariamente para garantir uma formação de excelência, tanto em qualidade acadêmica quanto em alinhamento com as necessidades do mercado e da sociedade. É um trabalho que vem acompanhado pelos investimentos em estrutura, tecnologia e qualificação do nosso corpo docente. E que vem respaldado pela dedicação dos nossos estudantes e intensa parceria que temos com as mais diversas empresas, órgãos e instituições da sociedade sergipana. É uma história que fomos construindo junto ao longo dos nossos 63 anos de existência, e que seguiremos construindo para chegarmos ainda mais longe”, destacou o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior.
Publicado desde 2015 pela Folha, um dos três grandes jornais diários impressos de circulação nacional, o RUF faz uma avaliação anual das universidades ativas do país, com base em dados nacionais e internacionais, além de duas pesquisas de opinião realizadas pelo instituto Datafolha. Cinco aspectos são considerados para o levantamento: pesquisa (42%), ensino (32%), mercado (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). A avaliação também considera os 40 cursos de graduação com o maior número de ingressantes do país.
Outros rankings
Estes resultados consolidam a Unit como uma das mais bem conceituadas instituições privadas de ensino superior do Nordeste e do Brasil. E confirmam o que já foi alcançado por outros rankings internacionais que avaliam instituições de ensino superior. Em um deles, o QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2026, que reuniu um total de 492 instituições, a Unit ficou em 8ª lugar no número médio de citações obtidas por publicação, que estima o impacto e a qualidade do trabalho científico. E se destacou no ranking geral, figurando entre as 300 melhores universidades da América Latina e do Caribe, em um universo de mais de 490 instituições avaliadas.
Além do RUF e do QS World, a Unit também foi destaque no SCImago IBER, uma vertente do SCImago Institutions Rankings (SIR) voltada especificamente para a Ibero-América (países de língua portuguesa e espanhola na América Latina, além de Espanha e Portugal). Levando-se em conta as instituições de ensino brasileiras (públicas e privadas) a Unit fica em 45º lugar, sendo o 9º entre as da região Nordeste. Se ranqueadas somente as privadas, a Unit ficou em 8º lugar nacional, sendo a 2ª mais bem avaliada do Nordeste. Outro destaque da Unit foi para o indicador Inovação: 6ª posição no cenário nacional, entre todas as IES brasileiras.
O processo de acompanhamento e de melhoramento dos rankings e indicadores de qualidade das instituições de ensino superior é uma ação estratégica que já vem sendo adotada há algum tempo pela Unit, sob a liderança do vice-reitor Jouberto Uchôa Júnior. Ele passa necessariamente pelo aperfeiçoamento constante e cotidiano de seus diferenciais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, através de investimentos e projetos nestas áreas de atuação.
“Acompanhar o RUF e outros rankings é muito importante para uma instituição que trabalha o tripé da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, com fortes alianças de empresas privadas e instituições públicas. Os frutos desse trabalho aparecem nos indicadores e destacam nossa posição no Estado de Sergipe, na região Nordeste e no país. Associa nossa reputação e tradição em números que atraem os novos alunos e docentes, como também enchem de orgulho os que já fazem parte de nossos quadros e nossos egressos. Além disso, temos a responsabilidade de manter uma dinâmica de continuarmos estratégicos e aflorando sempre com projetos inovadores”, considera o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Nery Lobão.
Apoios de peso
Um dos fatores que mais contribuíram para a alta colocação alcançada pelos cursos da Unit está na interação dos cursos de graduação presencial e de EaD (Ensino a Distância) com os programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento na instituição, os quais já gozam de bons conceitos de avaliação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“Observe que a Pedagogia tem professores do PPED [Educação] em seu corpo docente. Nos cursos de Engenharia, seus corpos docentes têm professores do PEP [Engenharia de Processos], que é considerado de excelência internacional. A força dos cursos de Saúde com os laboratórios, parcerias com hospitais e UBS [Unidades Básicas de Saúde] para os estágios e um corpo docente formado por muitos doutores do PBS [Biociências e Saúde]. O curso de Direito também tem correlações semelhantes, contando com doutores do PPGD [Direitos Humanos]. E tudo isso somado a muita sinergia e à utilização da abordagem pedagógica ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos [ABP]”, analisou Marcos Wandir.
Além da forte presença da pós-graduação, os cursos de graduação presencial e EaD da Unit contam ainda com outras estruturas próprias e núcleos de apoio que dão suporte às atividades diárias e qualificam a aprendizagem, com destaque para o Complexo de Especialidades em Saúde Professora Amélia Uchôa, em Aracaju, e o Centro de Especialidades em Saúde Dr. Walter Marcelo de Carvalho, em Estância, que reúnem e integram as clínicas-escola dos cursos de Saúde e de Medicina da Unit nas duas cidades. Também se destacam os NPJs (Núcleos de Prática Jurídica) dos cursos de Direito em Aracaju, Itabaiana, Estância e Propriá. Estes núcleos também oferecem espaços de prática para os alunos de Serviço Social.
O suporte soma-se ainda ao Ecossistema Tiradentes, composto pela Unit junto com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e o Tiradentes Innovation Center, que oferecem respectivamente seus espaços para a pesquisa científica de ponta e para o desenvolvimento de projetos de inovação. Em breve, esse ecossistema terá o reforço do Tiradentes Techpark (TTP), ampliando as oportunidades de integração entre universidade e empresas.
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit
Vista aérea do Campus Farolândia, em Aracaju, unidade-sede da Universidade Tiradentes, em Aracaju.(Foto: Eduardo Santos/Unit)




