Um dos principais espaços de estudo, preservação e divulgação do conhecimento em Sergipe está completando 25 anos de construção e fundação: a Biblioteca Central Jacinto Uchôa de Mendonça, mantida pela Universidade Tiradentes (Unit). Inaugurada em 9 de abril de 2001, ela funciona em um amplo prédio erguido no Campus Farolândia da Unit, em Aracaju, com quatro andares, 7.492 m² de área construída e um acervo com cerca de 250 mil exemplares físicos e virtuais.
Esse acervo inclui, além do conteúdo principal de livros utilizados nos conteúdos de cada curso, de enciclopédias, dicionários, revistas, periódicos e publicações científicas, abrangendo as mais variadas áreas de conhecimento. E também o Setor de Monografias, que preserva os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) apresentados pelos alunos de graduação da Unit, desde a criação de cada curso. A biblioteca também preserva importantes acervos artísticos e culturais que pertenceram a importantes nomes da intelectualidade sergipana. Um deles foi doado em 2018 pela família do jornalista Joel Silveira (1918-2007), com mais de 6 mil exemplares que pertenceram ao sergipano.
O espaço sedia ainda o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC), criado para preservar e divulgar os acervos do filósofo e jurista Tobias Barreto de Menezes (1839-1889) e do historiador Luiz Antônio Barreto (1944-2012). Juntos, eles reúnem mais de 30 mil itens, entre livros, trabalhos acadêmicos e pesquisas, fotografias, arquivos digitais e audiovisuais, que foram incorporados à Unit em 2011. “A importância dele está justamente nessas fontes de informação para o pesquisador, que pode ser tanto o acadêmico quanto o que vem tratar da pesquisa científica. Também na característica desse acervo, que tem o doutor Luiz Antônio como o grande mentor da cultura, da educação e da história local”, diz a bibliotecária Alda Teresa Nunes de Freitas, responsável pelo ITBEC.
A Biblioteca Jacinto Uchôa sedia a Galeria de Arte Félix Mendes, com telas e esculturas de artistas sergipanos; parte do acervo pessoal do reitor Jouberto Uchôa de Mendonça e o Laboratório de Imagens Lineu Lins, que reúne mais de 25 mil imagens do acervo fotográfico de Lineu Lins (1938-2022) e de outros artistas sergipanos. Entre elas, muitos registros da cidade de Aracaju entre as décadas de 1960 e 1980.
Espaço de estudos
Hoje, a Biblioteca Central Jacinto Uchôa atende a um público estimado em mais de 50 mil pessoas por ano. Em seu prédio, para além dos acervos bibliográficos e iconográficos, ela conta com uma ampla estrutura de salas de estudo e de acervo, galerias, sala de multimeios e áreas para a realização de eventos. Nela, destaca-se o Espaço do Professor, dotado de recursos técnico-pedagógicos e disponível para os professores desenvolverem suas pesquisas e atenderem aos alunos; o Setor de Multimeios, que oferece computadores e chromebooks com acesso à internet à disposição dos alunos; um espaço voltado para estudos em grupo; outro com cabines individuais; e a Mapoteca, formada por uma variedade de mapas geográficos, históricos, econômicos e culturais do Brasil, de Sergipe, dos estados e regiões de todo o globo terrestre.
“A Biblioteca é um enorme espaço de convivência e de aconchego, onde os alunos ficam a gente atende a comunidade. Todas as tribos, idéias e pessoas passam por aqui, além do espaço cultural servir como local para a realização de eventos, lançamentos e congressos”, diz a bibliotecária Gislene Maria da Silva Dias, coordenadora da Jacinto Uchôa, acrescentando que seu surgimento está atrelado ao surgimento do Campus da Unit. “Quando a estrutura dele começou a ser construída, surgiram juntamente a Capela, os blocos e o prédio da Biblioteca, com essa estrutura que ele tem hoje. Mesmo tendo passado tanto tempo, ela ainda é a atual e a gente vem sempre pensando nas questões relacionadas à modernidade e à modernização da Biblioteca”, completa ela.
A tranquilidade e o conforto da biblioteca como espaço de estudos atraem muitos estudantes da Unit, que frequentam o local diariamente para se aprofundar nos conteúdos aprendidos ou realizar as tarefas acadêmicas. É o caso do pesquisador Anderson Ezequiel Silva, que está concluindo o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA). “Foi a primeira vez que eu vim, para fazer uma reunião, e eu achei fantástica, com uma área muito boa. Conheço muitas bibliotecas, mas essa daqui realmente supera todas em qualidade, condições, salas individuais muito boas, área muito ampla. Dá realmente para fazer qualquer tipo de trabalho aqui”, elogia Anderson.
Comemorando os 25 anos
Uma ampla programação está sendo preparada ao longo dos próximos meses para marcar os 25 anos de inauguração da Jacinto Uchôa. Eles deverão incluir a celebração de uma missa em ação de graças, a realização de lançamentos de livros publicados por pesquisadores da Unit e a criação de uma exposição permanente sobre a história da própria Biblioteca, desde a sua criação até o momento atual, passando por todo o processo de construção do Campus Farolândia. Também serão apresentadas fotografias antigas e entrevistas com antigos e atuais colaboradores que passaram no espaço. As datas dos eventos ainda serão confirmadas.
Serviço
A Biblioteca Central Jacinto Uchôa funciona de segunda à sexta, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 16h. Para outras informações, pode-se entrar em contato através do e-mail ou dos telefones (79) 3218-2207 e 3218-2176.
Autor: Gabriel Damásio
Fonte: Asscom Unit




