Presidente da CBF receberá título de Cidadania Aracajuana nesta quinta (28)
Gestor da maior entidade do futebol brasileiro estará em Sergipe para a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, nesta terça-feira (26), durante a 66ª sessão ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 84/2025, de autoria do vereador e presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Dantas, que concede o título de Cidadania Aracajuana ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir de Araújo Xaud. A solenidade de entrega será realizada nesta quinta-feira (28), às 14h, no plenário da Casa Legislativa.
A homenagem coincide com a presença de Samir Xaud para a inauguração oficial do Centro de Desenvolvimento (CD) do Futebol de Sergipe, marcada para sexta-feira (29), às 8h, no município da Barra dos Coqueiros (SE). O espaço integra o Fundo de Legado da Copa do Mundo de 2014 e tem como objetivo fomentar o crescimento do futebol, em parceria com a CBF e a FSF.
Este será o quinto CD entregue na gestão de Samir Xaud e o primeiro da região Nordeste. Além da inauguração, o evento contará com um Festival de Futebol que marcará o início das atividades do centro, envolvendo 120 crianças e 40 instrutores voluntários em ações distribuídas em nove mini-campos instalados dentro do campo oficial.
Biografia
Samir de Araújo Xaud, 41 anos, é médico especialista em infectologia e medicina esportiva, empresário e dirigente esportivo. Natural de Roraima, é filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol. Iniciou-se no futebol aos 8 anos, no Atlético Roraima Clube, onde se destacou como goleiro. Fora dos gramados, cultivou também a paixão pelo jiu-jitsu — no qual é faixa-preta, 4º grau — e pelo kart, modalidade em que é bicampeão roraimense e já disputou competições nacionais.
Embora tenha atuado algumas partidas como jogador profissional, optou por seguir carreira fora das quatro linhas. Formado em Medicina, passou a atuar em clubes de Roraima no tratamento de atletas e, posteriormente, investiu em capacitação em gestão esportiva. Concluiu o curso de Gestão de Futebol da Federação Paulista e o CBF Masters, da CBF Academy, consolidando seu perfil como gestor.
Na vida pública, exerceu funções como diretor do Hospital Geral de Roraima, presidente do Sindicato Estadual dos Médicos e secretário adjunto de Saúde de Boa Vista. Em 2022, assumiu a vice-presidência da Federação Roraimense de Futebol, onde promoveu transformações no esporte local, como a captação de patrocinadores, a negociação de naming rights, o aumento das premiações e a criação de competições femininas e categorias de base.
Esse trabalho o projetou nacionalmente e culminou em sua eleição, no dia 25 de maio de 2025, como presidente da CBF, à frente da chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.
Fonte: F5News
Sergipe sedia encontro do Consórcio Nordeste com foco no fortalecimento do esporte regional
Evento reunirá secretários de Esporte dos nove estados nordestinos no dia 28 de agosto, destacando Sergipe como referência nacional e sede do Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica