Aracaju terá um lugar de destaque dentre os eventos nacionais da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A capital sergipana será sede da abertura do calendário de 2026, com os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18 de handebol.
O evento acontece entre os dias 21 e 28 de fevereiro, e também servirá como será seletiva oficial para o Campeonato Mundial Escolar de Handebol, a ser realizado na Macedônia do Norte, em abril. A expectativa é que cerca de mil pessoas estejam em Aracaju, entre atletas e delegações de todos os estados do país.
- Estamos muito felizes com o calendário repleto de atividades. O esporte escolar não para, e a gente torce para que os nossos estudantes-atletas possam aproveitar esse ano de 2026, não só com as competições, mas também com toda a troca de cultura e experiências que eles terão. Teremos um grande ano, com pontapé inicial em Aracaju - afirmou Robson Aguiar, presidente da CBDE.
Robson, inclusive, assumiu a presidência da CBDE em novembro de 2025, vindo como então vice-presidente da gestão do sergipano Antônio Hora Filho, que estava no comando da entidade desde 2013. O dirigente iniciou um trabalho que tornou o Brasil uma das maiores potências mundiais na área, e hoje é vice-presidente da ISF, entidade que gere o desporto escolar mundialmente.
O calendário divulgado pela CBDE para 2026 tem, até o momento, 13 eventos, incluindo competições de modalidades como futsal, basquete e vôlei, e a Gymnasíade (considerada a Olimpíada Mundial Escolar) em Morelia, no México, em novembro.
Fonte: GE SE




