Lula diz que toda big tech no Brasil está subordinada às regras do país
Fala acontece após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar possíveis tarifas a países que atacarem empresas americanas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quinta-feira (28), que empresas estrangeiras com atuação no Brasil devem respeitar a “regulação própria” do país. O petista também sinalizou que big techs norte-americanas podem ser reguladas em breve.
Enquanto falava sobre a atual relação comercial e política com os Estados Unidos e sem citar nominalmente as empresas americanas, Lula declarou: “Eles disseram que não pode mexer nas big techs deles, não pode regular.”
Na ocasião, o presidente participava da nomeação dos novos diretores das agências reguladoras, no Palácio do Planalto.
“Nós temos que dizer em alto e bom som que qualquer empresa, seja russa, chinesa, americana [...] Qualquer empresa que tiver dentro do Brasil, esse país tem que ter regulação própria, esse país tem constituição própria e todo mundo estará subordinado às regras que o Congresso Nacional aprovar e que a nossa constituição garante”, continuou o chefe do Executivo.
Na segunda-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aplicar tarifas "substanciais" aos países que atacam empresas de tecnologia americanas.
Em uma publicação em sua rede social, a Truth Social, Trump disse que "impostos, legislação e regulamentações de mercados digitais são todos projetados para prejudicar ou discriminar a tecnologia americana".
"Os Estados Unidos e as empresas de tecnologia americanas não são mais o 'cofrinho' nem o 'capacho' do mundo. Mostrem respeito aos Estados Unidos e às nossas incríveis empresas de tecnologia ou considerem as consequências”, finalizou o norte-americano.
Fonte: CNNBrasil
Entenda o que STF analisará em 1º julgamento da suposta trama golpista
Primeira Turma inicia análise da ação que apura um plano de golpe em 2022 na próxima terça-feira (2); sessões estão marcadas até dia 12