Deputado do PSOL convoca audiência pública sobre Ovnis na Câmara

Chico Alencar organiza reunião para debater conexão entre ufologia e o uso da Lei de Acesso à Informação para soberania do país

Publicado em 06/09/2025 às 05:59

Uma audiência pública organizada pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) sobre Ovnis (Objetos Voadores Não Identificados) está marcada para o próximo dia 16 de setembro, em Brasília, na Câmara.

O parlamentar convocou especialistas para discutir o tema, considerando a conexão com a LAI (Lei de Acesso à Informação) e a soberania nacional. Para o deputado, em julho de 2023, o Congresso dos Estados Unidos fez audiência similar, para militares prestarem depoimentos sobre possíveis encontros com Ovnis.

Na justificativa para a audiência, o deputado aponta que a consulta não será necessariamente sobre ET’s, “vale ressaltar que um Ovni não significa uma nave extraterrestre; o termo é utilizado para descrever algo que não pôde ser identificado por quem observou o fenômeno”, cita trecho do documento.

Em entrevista à CNN, Chico Alencar comenta a importância do debate.

"A gente sabe que a curiosidade humano sobre objetos voadores não identificados é imensa no mundo inteiro. Está nas canções, está nos corações, está nas mentes e no direito à informação, tem a ver, inclusive, com a soberania nacional. Todo elemento que a gente tem dúvida acaba sendo trancafiado a sete chaves, esse sigilo aumenta a expectativa, diz o deputado.

 

O texto endereçado à Câmara dos Deputados relembra dos documentos que foram disponibilizados pelo Arquivo Nacional, os relatórios do SIOANI (Sistema de Investigação de Objetivos Aéreos Não Identificados) que operou entre 1969 e 1972, sob responsabilidade da FAB (Força Aérea Brasileira).

Participam da audiência pública os seguintes especialistas:

  • Thiago Ticchetti, pesquisador ufólogo há mais de 30 anos
  • Vitório Pacaccini, atuou por dezoito anos junto ao Cicoani (Centro de Investigação Civil de Objetos Aéreos Não Identificados) e possui mais de 30 anos dedicados à pesquisa ufológica;
  • Marco Antônio Petit de Castro, ufólogo, escritor e coeditor da Revista UFO e membro fundador e atual Presidente da CBU (Comissão Brasileira de Ufólogos);
  • Fernando de Aragão Ramalho, membro e vice-presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos;
  • Wagner Vital, engenheiro, pesquisador de fenômenos anômalos 

 

Fonte: CNNBrasil

Publicidade

Publicidade