Sergipe Notícias
Publicidade
Política

Valmir de Francisquinho assume o Podemos em Sergipe

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 02/11/2025 às 05:30
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Valmir de Francisquinho assume o Podemos em Sergipe

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, está trocando o PL pelo Podemos. Segundo ele, a mudança já está em curso e, nos próximos dias, será enviada à direção nacional do partido a lista com o nome do novo presidente estadual e das pessoas que vão compor a executiva em Sergipe. A mudança ocorre após o comando do PL em Sergipe ter sido entregue ao deputado federal bolsonarista Rodrigo Valadares (União), que é pré-candidato a senador.

Valmir de Francisquinho confirmou a mudança de partido durante entrevista à Rádio Itabaiana FM 93,1. Ele revelou que o Podemos estava sem liderança em Sergipe. De acordo com o prefeito, a decisão de assumir a sigla foi tomada em alinhamento com a executiva nacional, incluindo a presidente do partido, a deputada federal Renata Abreu. O objetivo, segundo Francisquinho, é fortalecer e reestruturar o partido no estado, visando as eleições de 2026.

Durante a entrevista, Valmir de Francisquinho também reafirmou sua posição para o próximo pleito, colocando seu nome à disposição para a disputa majoritária, seja para o governo do estado ou para o Senado Federal. O movimento político do prefeito de Itabaiana deve reconfigurar as alianças de seu agrupamento, que inclui seu filho, o deputado federal Ícaro de Valmir (PL). A mudança solidifica a construção de um novo projeto político liderado por ele para 2026.

Podemos vira oposição

Ao cair nas mãos do prefeito Valmir de Francisquinho, o Podemos passa a ser oposição ao governador de Sergipe, Fábio Mitidiere (PSD). Hoje, a legenda é presidida no estado pelo secretário estadual da Agricultura, Zeca da Silva, um aliado político do mandachuva do União Brasil, André Moura. O ex-governador Belivaldo Chagas está entre os filiados da legenda, pela qual se candidatou a vice-prefeito de Aracaju, tendo na cabeça da chapa a deputada federal Yandra Moura (União), filha de André.

A primeira baixa do Podemos foi anunciada pelo ex-prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, que disse ter sido surpreendido com a mudança de comando da sigla no estado. Alan perdeu as eleições de 2024 justamente para Talysson de Valmir (PL), que vem a ser fiho do prefeito de Itabaiana.

 

 

Fonte: 93Notícias

 

 

Leia Também

Publicidade