O Projeto de Lei nº 395/2025, que institui o Programa Cientista Serigy, foi aprovado nesta quinta-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Apresentado como uma política pública estratégica do Governo de Sergipe voltada à inovação na gestão pública, a proposta visa inserir pesquisadores qualificados, como cientistas, professores, doutores, mestres e equipes acadêmicas, diretamente nos órgãos e secretarias do Estado, contribuindo para a formulação, avaliação e aprimoramento de políticas públicas com base em ciência, dados e pesquisas.
O Programa Cientista Serigy será coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). A iniciativa busca fortalecer a aproximação entre universidades e governo, promovendo um modelo de gestão orientado por evidências científicas e soluções inovadoras.
Com o programa, os pesquisadores atuarão dentro da estrutura governamental, colaborando no diagnóstico de problemas públicos, na criação de soluções, na avaliação de políticas já existentes e na melhoria da eficiência, da transparência e dos resultados da administração pública estadual.
Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, a iniciativa do Governo do Estado contribuirá diretamente no fomento de soluções inovadoras dentro do âmbito público. “Esse programa irá beneficiar justamente os órgãos públicos do Estado de Sergipe, trazendo soluções, dados, pesquisas tecnológicas e ideias inovadoras para aplicar políticas públicas para a sociedade sergipana”, disse.
Entre os principais eixos do programa estão a atuação integrada entre órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa sediadas em Sergipe, a valorização dos pesquisadores locais e a transformação do conhecimento científico em soluções práticas e aplicáveis no âmbito da gestão pública. Os órgãos estaduais apresentarão demandas e desafios, enquanto os pesquisadores selecionados liderarão projetos voltados à resolução desses problemas, com resultados incorporados às políticas e serviços do Estado.
Com o PL nº 395/2025, Sergipe avança no fortalecimento de uma cultura de decisão pública baseada em evidências, ampliando o impacto da ciência, da tecnologia e da inovação no desenvolvimento do estado, ao mesmo tempo em que reconhece e valoriza o papel estratégico dos pesquisadores sergipanos na construção de soluções para os desafios contemporâneos da administração pública.
Fonte:GOV SE




