Nas primeiras horas desta quarta-feira, 26, a Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos (Denarc) e apoio técnico da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), deflagrou a Operação Tabuleiro que tem por objetivo desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo, com atuação em Aracaju e região metropolitana. A ação está contextualizada no âmbito da Operação Narke 5, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
De acordo com o delegado Rafael Kaufer, esta é a segunda fase de uma ação, iniciada a partir do avanço das investigações conduzidas pelo Departamento de Narcóticos que resultou em prisões realizadas nos estados de Alagoas e Santa Catarina, ocorridas em agosto deste ano. "A partir das prisões anteriores e de todos os elementos coletados, foram representadas à Justiça medidas cautelares: 22 mandados de prisão preventivas, 18 mandados de busca e apreensão, todos cumpridos no dia de hoje, dos quais a maioria das prisões já foram efetuadas", detalha.
As equipes cumprem os mandados em Aracaju, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. O trabalho investigativo permitiu identificar a estrutura e a dinâmica do grupo, responsável pela logística de recebimento e distribuição de expressivas cargas de entorpecentes.
A ação conta com o apoio, ainda, de diversas unidades operacionais da Polícia Civil, além do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope/PM) e de equipes da Polícia Penal, que atuam no suporte tático e operacional.
Já foram apreendidas armas de fogo e entorpecentes. A operação segue em andamento, e novos detalhes serão divulgados à imprensa ao término dos trabalhos.
Origem do nome da Operação
O nome da operação faz referência à expressão usada pelas lideranças da organização criminosa para indicar a chegada dos carregamentos — momento em que diziam estar “organizando o tabuleiro”.
Fonte: SSP SE




