Sergipe Notícias
Publicidade
Saúde

Prefeitura de Aracaju amplia para 20 o número de unidades que dispensam medicamentos controlados

Por Redação Sergipe Notícias Publicado em 07/01/2026 às 07:57
Compartilhe: Compartilhar no X Compartilhar no facebook Compartilhar no Whatsapp
Prefeitura de Aracaju amplia para 20 o número de unidades que dispensam medicamentos controlados
Cuidar da saúde começa pelo acesso. Com esse compromisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou de nove para 20 o número de unidades de referência que realizam a dispensação de medicamentos controlados na rede municipal. Das 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) existentes no município, quase metade já oferta esse serviço, beneficiando diretamente milhares de aracajuanos que dependem desses medicamentos para manter seus tratamentos de forma contínua e segura.
 
A ampliação é resultado de um processo de reestruturação da rede farmacêutica municipal, que teve como foco principal facilitar o acesso da população, especialmente de pacientes crônicos, pessoas com mobilidade reduzida e usuários em acompanhamento de saúde mental. Com mais unidades habilitadas, a retirada dos medicamentos acontece mais perto de casa, reduzindo deslocamentos, filas e a sobrecarga das unidades centrais. Atualmente, todas as oito regiões que compõem o município contam com esta cobertura especial. 
 
Segundo a farmacêutica e assessora técnica da SMS, Marília Matos, o crescimento no uso de medicamentos de controle especial exigiu uma resposta estruturada da gestão. Ela explica que, no início de 2025, a rede contava com apenas nove farmacêuticos e nove unidades de referência, sendo que somente duas funcionavam com farmacêutico durante todo o horário de atendimento. “Isso dificultava muito o acesso da população. Atualmente, alcançamos todas as regiões da capital com essa assistência”, destacou. 
 
Ao longo do ano, a SMS fortaleceu as equipes por meio de chamamentos públicos e, posteriormente, firmou parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), o que permitiu a entrada de novos farmacêuticos e técnicos de farmácia. “Encerramos 2025 com 20 unidades de referência para dispensação de medicamentos de controle especial, considerando a estrutura das farmácias e a demanda de cada região”, afirmou Marília.
 
Ela ressalta ainda que a presença do farmacêutico é fundamental para garantir segurança, reduzir erros e orientar corretamente os usuários. “A capacitação desses profissionais é essencial. Além disso, a descentralização aproxima o serviço da população, reduz deslocamentos e contribui para um atendimento mais organizado, seguro e humanizado”, disse.
 
A SMS reforça que o serviço de dispensação de medicamentos controlados atende todos os munícipes de Aracaju, desde que os medicamentos estejam padronizados na rede municipal, independentemente de a receita ser da rede pública ou privada. Os medicamentos de uso controlado são: antidepressivo, anticonvulsivantes, antipsicóticos, estabilizador de humor e os benzodiazepínicos. Para mais informações de onde ter acesso, confira o banner ao lado ou busque orientação na unidade de saúde mais próxima da residência.  
 
Fonte:PMA
 

Leia Também

Publicidade