Abrigo Estadual Regional recebe capacitação em Carmópolis

Objetivo da ação é aperfeiçoar e assessorar melhor todos os envolvidos no trabalho

Publiciado em 27/01/2016 as 14:54

Planejando a promoção de melhorias no Abrigo Estadual Regional em Carmópolis, localizado no povoado Palmeira, a equipe técnica de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh) se reuniu nesta terça-feira, 26, com cuidadores e funcionários do abrigo para trocar experiências e debater formas de otimizar o serviço prestado à crianças e adolescentes com idade entre 0 a 18 anos que lá se encontram em medida protetiva.

Aperfeiçoar e assessorar melhor todos os envolvidos no trabalho realizado no abrigo foi o objetivo do encontro, que ocorreu durante todo o dia com cerca de 15 cuidadores, além de outros funcionários, como agentes de limpeza. O assessoramento contou com relatos e dinâmicas de grupo, que ressaltavam o papel de cada um naquele lar especial. 

Para a cuidadora Marildes Siqueira, o aprendizado está sendo válido com a oportunidade de trabalho. “Estou gostando muito do encontro de hoje. Essa é a hora de contar a nossa rotina e entender mais sobre as nossas funções para melhorar no nosso trabalho”, contou. Já a cuidadora Maria Januário disse que aproveitou o momento para esclarecer algumas dúvidas também. “Perguntei tudo o que tinha vontade e precisava saber sobre o meio em que estamos vivendo, além de relatar minha rotina para que entendam também meus direitos”, comentou.

Segundo a assistente social de alta complexidade, Luizélia Souza, a reunião foi necessária para todos. “Queremos que esses encontros aconteçam mensalmente, até para que façamos um balanço de todas as situações que são registradas e só eles que vivem aqui conhecem de perto. Nesse momento, percebemos as dificuldades e vamos passando as orientações de como melhor conduzir os trabalhos”, explicou.

Ainda de acordo com ela, o retorno nesse contato é sempre positivo. “Como eles estão aqui todos os dias com as crianças e adolescentes, nós pedimos para sempre pedir auxílio à equipe técnica, para que nos passem as informações e façamos as capacitações necessárias, além das nossas capacitações normais que sempre são informadas pela rede”, afirmou.

No local, além dos cuidadores, a equipe conta com assistente social, psicóloga, coordenadora e agente administrativa. Desenvolvendo estratégias para melhor reflexão de cada membro, a assistente social Darla Ventura falou que é essencial fortalecer os vínculos nos dias atuais. “Estamos aqui hoje para esclarecer as dúvidas da equipe e, principalmente, fortalecer os elos. Queremos mostrar a importância do papel deles para essas crianças e adolescentes, mas também para nós que precisamos do serviço deles. Esse trabalho é cada vez mais gratificante por isso”, finalizou.

Da ASN