Reunião discute Projeto MPT na Escola 2024

Educadores de vários municípios tiraram dúvidas sobre o regulamento

Publiciado em 25/03/2024 as 13:00
Divulgação/ MPT-SE

Representantes das redes Estadual e municipais de ensino participaram de uma reunião na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE). Eles foram recebidos pelo Procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Raymundo Ribeiro.

O encontro aconteceu no auditório do MPT-SE, na última sexta-feira (22), e contou com a presença de secretários, professores, coordenadores e assistentes sociais dos municípios de Estância, Propriá, Lagarto, Itaporanga D’Ajuda, Ilha das Flores, Nossa Senhora do Socorro e Pacatuba, além do diretor do serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (SEDUC-SE), Erinaldo Alves. O Procurador Raymundo Ribeiro falou sobre o edital do Projeto MPT na Escola, que vai selecionar e premiar contos, poesias, músicas e desenhos produzidos por estudantes de escolas públicas dos municípios e do Estado de Sergipe.

Este ano, uma novidade é a inclusão do Grupo 3, que abrange alunos(as) de 8º e 9º ano do ensino fundamental. Eles devem tratar do tema “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”. "Os índices de acidentes de trabalho no Brasil estão entre os maiores do mundo. Levar esse assunto, que está em evidência, à escola, é fundamental. Na maioria dos casos, os 8° e 9° anos contemplam alunos que já podem ser aprendizes ou estão próximos dos 18 anos. Então, quanto mais instrução sobre o trabalho nessa fase, melhor", afirmou o Procurador Raymundo Ribeiro.

A Procuradora Regional do Trabalho e vice gerente nacional do Projeto de Segurança e Saúde nas escolas, Júnia Bonfante Raymundo, participou da audiência de forma on-line e destacou a importância de falar sobre o tema. "A prevenção é o maior instrumento para evitar acidentes nacionalmente e essa é nossa motivação prática. Como motivação legal, temos convenções como a Lei de Diretrizes e Bases, que nos obriga a incluir essa temática de humanização do trabalho na educação e, inclusive, uma lei brasileira que cria um Dia Nacional de Segurança e Saúde nas escolas, que é o dia 10 de outubro", explicou.

Para a professora Jomara Santana, a premiação é uma motivação para os estudantes. "O aluno se interessa e passa a ser um multiplicador na sua família. Ele leva o conhecimento, então engrandece tanto ele quanto os pais", comentou.

A secretária adjunta da Educação de Pacatuba, Nelma Lima, compartilhou a mudança positiva na cidade após a participação no “MPT na Escola”. "Os municípios conseguem grande avanço após o projeto, principalmente os mais distantes, onde o desemprego é alarmante, onde o sustento da família vem das plantações e as crianças são obrigadas a trabalhar para ajudar. Nas nossas feiras livres, já é sentida a redução da mercadoria no carrinho. Está sendo um processo lento, mas a gente tem conseguido", ressaltou.

Inscrições

Na etapa Estadual, as inscrições para o Projeto MPT na Escola vão até o dia 5 de agosto de 2024, data limite para a postagem dos trabalhos na internet, bem como para a postagem junto aos Correios, ou entrega na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 20ª Região (Avenida Desembargador Maynard, n. 72, Bairro Cirurgia - Aracaju), das 08h às 12h.

Na etapa Estadual, para a qual poderão ser inscritos todos os trabalhos, serão selecionados, por comissão integrada por representantes de diferentes instituições, os primeiros lugares de cada grupo e categoria para participação na etapa nacional.

O regulamento completo pode ser acessado aqui.

Por assessoria de comunicação do MPT-SE