Feiras livres passam a disponibilizar novos balcões frigoríficos a partir desta sexta-feira, 12

Desta vez, a implementação dos 43 equipamentos chega aos espaços de comércio nos bairros Suíssa, Lamarão e residencial Costa Nova, na Aruana.

Publiciado em 12/04/2024 as 14:00
Matheus Varjão/ PMA

A partir desta sexta-feira, 12, os comerciantes de produtos de origem animal e laticínios em três feiras livres gerenciadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) passam a contar com novos balcões frigoríficos. Desta vez, a implementação dos 43 equipamentos chega aos espaços de comércio nos bairros Suíssa, Lamarão e residencial Costa Nova, na Aruana.

Segundo explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, a iniciativa estabelecida dentro das normas sanitárias está sendo feita por etapas, sendo essa a terceira fase que já contemplou as feiras dos bairros 13 de Julho, Orlando Dantas, Dom Pedro (quarta-feira), Jabotiana, Médici, 18 do Forte, Santos Dumont, Sol Nascente, São Carlos, Santa Maria, Siqueira Campos, Cirurgia, e conjuntos Jardim Esperança e Jessé Pinto Freire.

“Diante de alguns contratempos envolvendo a manutenção que poderiam impactar no manuseio e segurança dos próprios permissionários e consumidores, removemos alguns dos equipamentos antigos. Posteriormente, implementamos esse formato diferenciado reforçando o compromisso da gestão em assegurar a defesa da saúde da população aracajuana”, explica o presidente.

O gestor complementa que a disposição dos balcões nas 28 feiras está ocorrendo de forma gradativa. Assim, no próximo sábado, 13, serão instaladas as estruturas no Marivan e Santa Tereza, e no domingo, 14, na feira do conjunto Dom Pedro, situada no canteiro central situado entre as avenidas Maranhão e São Paulo.

“Estes locais receberão mais 60 novos dispositivos de refrigeração, promovendo melhor conservação no armazenamento de produtos a exemplo de carnes, queijos e pescados. Assim, atingiremos cerca de 80% das feiras livres já com os balcões em funcionamento”, acrescentou Bruno.

Aceitação

Os benefícios propiciados pela administração municipal foram reconhecidos, também, pela permissionária do ramos de pescados, Alda Maria. “Para mim é de grande importância essa questão dos balcões refrigerados. Os fregueses passam a enxergar com bons olhos os cuidados que tanto a Prefeitura, através da Emsurb, quanto nós feirantes estamos tendo no que diz respeito a qualidade e conservação do produto que oferecemos”, destacou a feirante.

A oportunidade de melhorias nos negócios com a chegada dos novos equipamentos também foi destacada pelo feirante José Francisco dos Santos. “Agora ficou ótimo vender queijos e manteigas resfriados, pois ajuda a conservar melhor”, comenta ele, que há mais de 25 anos comercializa laticínios nas feiras do Suíssa e Santo Antônio.

Auxiliadora Menezes é enfermeira e moradora do bairro 13 de julho. Frequentadora dos espaços de compras localizados no Suíssa e Grageru, ela comenta sobre as melhorias proporcionadas a partir do uso dos novos equipamentos.

“A iniciativa de colocar esses balcões nas feiras livres é excelente, porém é necessário também a colaboração de alguns feirantes que ainda resistem em reconhecer a importância dessas estruturas instaladas pela Prefeitura. Não há coisa melhor do que adquirir produtos com qualidade. Ficamos mais tranquilos e seguros”, pontua a consumidora.

Fonte: PMA