Casos de sarna em crianças e funcionários suspendem aulas em escola da Barra dos Coqueiros

Nesta segunda-feira (15), uma ação de higienização e queima de colchões, ocorrerá na unidade.

Publiciado em 15/04/2024 as 12:00
Divulgação/ Prefeitura da Barra dos Coqueiros

Aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Ester Martins, que atende crianças de quatro meses a cinco anos, na Barra dos Coqueiros, foram suspensas, após 42 pessoas, sendo 28 adultos e 14 crianças, serem diagnosticadas com escabiose, conhecida como sarna humana. Nesta segunda-feira (15), uma ação de higienização ocorrerá na unidade.

A sarna humana é uma doença contagiosa causada por um tipo de ácaro. Ela causa coceira pelo corpo e pode provocar infecção na pele. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente em ambientes fechados.

De acordo com a prefeitura da cidade, toda a comunidade escolar, que é de cerca de 200 pessoas, passou por avaliação médica após os casos. Além da higienização, colchões utilizados pelas crianças serão queimados.

A expectativa é que as aulas retornem ainda esta semana, com a finalização da limpeza e a chegada de novos colchões. Outras escolas do município também serão vistoriadas pela Secretaria Municipal da Saúde.

A enfermeira e gerente de Planejamento Estratégico da Saúde da Barra dos Coqueiros, Janaína Amarante, falou sobre a doença. “A escabiose é um doença tratável. Assim que começa o tratamento, em 24h, não há possibilidade de transmissão de uma pessoa para outra. O aumento da temperatura gera condições como essa, quando também podem aparecer piolhos", disse.

A profissional deu dicas para prevenir e evitar a proliferação da escabiose:

ter rotina de higienização da casa, com hipoclorito de sódio (água sanitária) diluída em água;
higienizar itens como colchões e sofás, que são locais de proliferação de ácaros;
lavar, separadamente, roupas e itens utilizados pelas pessoas contaminadas;
estar atento a limpeza de animais que vão para a rua e voltam para casa.

Fonte: G1 Sergipe