Sindifisco avalia paralisação para pressionar a titular da Sefaz

Publicado em 29/07/2025 às 09:33

Os conselheiros e conselheiras do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE) se manifestaram em apoio ao indicativo de paralisação na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), de dois dias por semana. O movimento pode ter início já nas próximas (31) quinta e sexta-feiras (1º). Em mobilização há dois meses, a retomada do movimento paredista é uma resposta à intransigência da secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila Andreozzi, que se recusa a negociar com o sindicato.

De acordo com o presidente do Sindifisco/SE, José Antônio, a secretária Sarah Andreozzi demonstra intransigência ao se fechar à negociação. “Ela descumpre a lei do Bônus de Aumento da Produtividade (BAP) — que asseguraria parte da gratificação a aposentados —, e ignora os demais itens da pauta reivindicatória apresentada à SEFAZ em 2024″, afirmou o auditor fiscal. Essa pauta inclui a revisão salarial anual, alteração/aumento do valor da última referência da tabela salarial, auxílio saúde, entre outros.

Pauta tratada com frieza

José Antônio destacou que “a secretária vem tratando com frieza a pauta de reivindicação, inclusive ignorando e desrespeitando o papel do sindicato nas negociações. Ela apresenta uma proposta pronta e não aceita sugestões nem contrapropostas”. Ele se refere à criação do já anunciado Incentivo à Modernização da Relação Fisco-Contribuinte (IMFC) — uma gratificação considerada pela categoria um projeto divisionista por excluir aposentados e pensionistas dessa remuneração indenizatória — e a um acréscimo de cerca de 10% no BESF, com pagamento previsto apenas para 2026.

Ainda segundo José Antônio, “a diretoria do Sindicato não se manifesta contrária a qualquer avanço salarial para a categoria, o que não podemos aceitar é essa postura da Sefaz de deixar de atender a grande maioria da categoria, desrespeitar o que já foi acordado (BAP) e o direito constitucional das revisões salariais anuais”. A proposta das paralisações será apresentada à Assembleia Geral da categoria, convocada para às 15 horas desta terça-feira (29).

 

Fonte: Destaque Notícias

Publicidade

Publicidade