ORSSE apresentará concerto com destaque para compositores hispânicos

Publiciado em 06/12/2017 as 08:38

Nesta quinta-feira, 07 de dezembro, às 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) encerrará com chave de ouro sua Série Laranjeiras de Concertos, no Teatro Atheneu. Sob a regência de seu diretor artístico, maestro Guilherme Mannis, o grupo apresentará o concerto “Noite Espanhola”, com obras do principal compositor espanhol, Manuel de Falla (1876-1946), e outros importantes compositores da América Hispânica. Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu a preços populares. A ORSSE é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Como destaque do concerto, serão apresentadas de forma inédita em Sergipe, as Suítes nº 1 e 2 do balé “El sombrero de tres picos” (O chapéu de três abas), de Manuel de Falla. Tal balé foi estreado em 1919 no Teatro Alhambra, em Londres, com figurinos de Pablo Picasso e a regência do maestro Ernest Ansermet. Assim como os mais representativos ballets do Século XX, que mudaram a História da Música Ocidental.

Completam o programa a Dança do Ritual do Fogo de “El amor brujo”, também de Manuel de Falla, a Dança Espanhola, do balé “O Lago dos Cisnes”, de Piotr Tchaikovsky, e mais duas importantes peças de compositores da América Hispânica. A primeira, a Suíte do ballet “Estancia”, do argentino Alberto Ginastera, é inspirada em um poema de José Hernández, El Gaucho Martín Fierro, publicado em 1872. A obra de Hernández é ainda hoje considerada por muitos como o livro nacional dos argentinos e figura como um dos mais icônicos exemplares da literatura gauchesca. A influência espanhola nas danças, e a semelhança, em muitos aspectos, com a obra de Manuel de Falla, contudo, é inegável. A outra obra a ser apresentada é a Sinfonietta do mexicano José Pablo Moncayo, compositor nacionalista, cujo objetivo principal era o de aproximar a escrita tradicional europeia às manifestações artística da população local.

Os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu com preços reduzidos. A partir de agora, as entradas passarão a ser R$ 20 (inteira)e R$ 10 (meia). A ORSSE é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Cultura