Trabalhadores sergipanos farão caminhada no dia 22

Dia Nacional de Mobilização e Luta prepara categorias para greve geral no país

Publiciado em 20/09/2016 as 15:45

No próximo dia 22, acontece o Dia Nacional de Mobilização e Luta, com atos, caminhadas e paralisações, organizado por centrais sindicais. Em Sergipe, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE) convoca os sindicatos para a caminhada que terá concentração às 14h, na Praça da Bandeira.

O objetivo é lutar contra a precarização das relações de trabalho através do pacote de medidas do Governo Federal, que prevê jornada de trabalho de 12 horas diárias, terceirização sem limites, contratos de trabalho em que a negociação com o patrão, muitas vezes a parte mais forte, seja mais importante que a lei, além de mais tempo de trabalho para poder se aposentar, como preconizam o projeto de Lei Complementar 257 (PLP 257/2016), associado à proposta de emenda à Constituição 241 (PEC 241/2016).

“Estes projetos trazem uma alteração significativa à LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal], pois eles buscam o tal do equilíbrio fiscal através da redução de gastos com o servidor. O peso disso foi jogado para as costas do servidor”, disse Roberto Silva, diretor de Formação da CUT-SE. “Em resumo, para diminuir os gastos, todas as esferas do poder público irão reduzir e congelar os salários e ainda criar planos de demissão de concursados e legalizar a terceirização”, acrescentou.

Sergipe ainda tem a particularidade dos atrasos e parcelamento dos salários e aposentadorias por parte dos governos estadual e municipais, entre outros pontos. Os professores das redes estadual e municipal do Estado farão dois dias de paralisação, nos dias 21 e 22. “Pagamento de salário em dia é dentro do mês trabalhado, ou seja, os prefeitos devem pagar os salários dos professores no mais tardar no dia 30 ou 31 de cada mês. No entanto, muitos prefeitos não cumprem com isso e a cada mês pagam professores e professoras em datas diferentes chegando a 10, 20, 30 ou mais dias de atraso, gerando uma situação de angústia e insegurança entre os educadores. A situação é absurda e chocante.”, lembra a diretora do departamento para assuntos das bases municipais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), professora Sandra Morais.

A caminhada seguirá em direção ao Tribunal de Justiça, na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. “O Tribunal tem sido um grande aliado do Governo do Estado no atraso de salários, suspendendo as liminares que determinam o pagamento em dia”, disse disse Plínio Pugliesi, vice-presidente da CUT-SE. O Dia Nacional de Mobilização e Luta faz parte da preparação para a greve geral nacional que deve acontecer em breve.

Serviço

O que: Dia Nacional de Mobilização das Categorias

Quando: 22/09, 14h

Onde: Concentração na Praça da Bandeira; caminhada segue até o Tribunal de Justiça, na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju