Banese debate transformação digital durante encontro nacional de bancos

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) enfrenta hoje o desafio de combinar missão social com a evolução digital. A afirmação é do gerente de Tecnologia da Informação (TI) do Banese, Daniel Souza Santos, e foi feita durante a 28ª edição do CIAB FEBRABAN – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, realizada este mês em São Paulo.
De acordo com o gerente, em meio à irreversível digitalização dos processos das instituições bancárias em todo o mundo, o Banese, como banco público, “busca o equilíbrio entre as exigências da transformação digital e as necessidades de um público com perfil mais conservador”.
“O Banese tem investido muito nos serviços e produtos através dos canais digitais, como Internet Banking e Mobile Banking. No entanto, o Banese, por ser um banco público, tem um lado social e ainda precisa atender aos clientes de forma presencial”, disse o gerente em entrevista concedida à CDTV, do portal Convergência Digital, durante a 28ª edição do CIAB FEBRABAN.
Durante a entrevista, Daniel disse ainda que o Banese vai continuar realizando toda a parte de transação da instituição de forma digitalizada, mas manterá os seus pontos presenciais. “É uma parte social do banco, que é bastante importante. Por isso, temos que conseguir lidar com esses dois tipos de clientes com perfis diferentes: os que já estão acostumados com o mundo digital e aqueles que ainda preferem o atendimento tradicional, presencial, oferecido pelas agências”, acrescentou.
Transformação ágil – Durante o CIAB FEBRABAN, o gerente de TI do Banese realizou uma apresentação do caso de sucesso do banco com a implantação do Projeto de Transformação Ágil que vem sendo desenvolvido pela empresa desde agosto do ano passado. Segundo Daniel, com o apoio da alta gestão do banco, orçamento disponível e uma equipe que acredita no processo, o projeto tem proporcionado uma melhor organização e execução das demandas de tecnologia no dia a dia de trabalho da instituição.
Também participaram do CIAB FEBRABAN 2018, pelo Banese, o diretor de Finanças e Tecnologia do banco, Renato Augusto Cruz Dantas, e os gerentes Thiago Bahia Messias, Emanuela Rocha Mota de Jesus, Tanise Richter Nascimento e Anderson Andrade Santana. Promovido pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o Congresso este ano contou a participação de 3,5 mil congressistas e 23 mil visitantes circularam pela Exposição nos três dias de evento. O Fórum de TI reuniu presidentes, CIOs, diretores e gerentes de Tecnologia da Informação das mais importantes instituições financeiras da América Latina.

Isenção do IR inicia discussões sobre segunda parte da Reforma Tributária
Câmara instala comissão para discutir projeto do governo que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil, além de propor medidas de compensação; Senado trabalha para regulamentar pontos da primeira fase da reforma