Sealba para Elas valoriza liderança feminina no agronegócio

Embora os dados apontem que a presença das mulheres em cargos estratégicos no agronegócio vem crescendo, ainda há espaço a ser conquistado

Publiciado em 03/02/2023 as 19:30
Divulgação

O auditório do Sealba Show foi tomado por produtoras rurais, na manhã desta sexta-feira (3), em um momento de intensa troca de vivências, comprovando que a mulher do agro tem espaços para conquistar em todas as áreas e segmentos. O Sealba para Elas contou com a participação de Juliana Sana e Andrea Cordeiro.

Aproximadamente 20% das propriedades rurais brasileiras – 947 mil de 5,07 milhões – são administradas por mulheres, segundo o mais recente Censo Agropecuário do IBGE. Embora os dados apontem que a presença das mulheres em cargos estratégicos no agronegócio vem crescendo, ainda há espaço a ser conquistado.

Para Andrea Cordeiro, consultora de commodities agrícolas, palestrante e idealizadora do movimento Mulheres do Agronegócio Brasil, nos últimos anos as mulheres passaram a ter mais consciência de sua importância para o setor. “Estamos falando de lideranças que, muitas vezes, nem sabem que são lideranças. Por isso, um evento como esse que desperta esse potencial delas acaba trazendo realidades mais iguais dentro das comunidades”, pontuou Cordeiro, que é coautora do livro Mulheres do Agro.

Durante o evento, também foi enfatizado que as empresas do agro estão totalmente engajadas na meta de inclusão das mulheres no setor. Segundo a jornalista Juliana Sana, apresentadora do quadro Belezas na Terra, no programa É de Casa (TV Globo), essa meta passa pela construção de uma rede colaborativa de fortalecimento das mulheres.

“A mulher precisa ir em busca dos seus sonhos e eu não estou falando só de performance, estou falando de algo maior, de ajudar a outra mulher. Cada uma tem sua importância, desde a pequena produtora, a catadora de caranguejo até uma grande produtora rural. E elas têm que se conectar, segurar a mão uma da outra para ir crescendo junto na comunidade”, declarou Sana.

A superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola, ressaltou a consolidação do Sealba Show, que já figura como o terceiro maior evento desse tipo no Nordeste. “O Sebrae, que é co- realizador, não poderia deixar de trazer todas as nossas soluções inovadoras no campo rural. Nós temos diversos programas visando colaborar com a sustentabilidade dos agropecuaristas, entre eles o Agro Rural, , que envia gratuitamente agentes locais de inovação que vão desenvolver a inovação e o desenvolvimento sustentável do negócio e também temos o Agronordeste que oferece a oportunidade de pessoas que já comercializam seus produtos para se posicionarem melhor”, contou.

A deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO), prestigiou o Sealba para Elas e falou da alegria em trocar experiências com as produtoras rurais da região sobre seus desafios e conquistas. “Sabemos que nós não temos além das atividades domésticas, muitas outras possibilidades graças à dedicação de tantas mulheres que passaram pela história do nosso país. Para mim, é um orgulho muito grande e, principalmente, uma responsabilidade, estar com essas mulheres e mostrar que nós podemos”, disse.

Produtora do ramo de queijarias em Nossa Senhora da Glória, Joseane Costa, comemora as oportunidades que iniciativas como o Sealba para Elas proporcionam no fortalecimento das mulheres que ocupam posições de gestão no agro. “Essas ações transformam a nossa história porque a gente passa a ter conhecimento do quanto é importante trabalhar com boas práticas, fazer um processo corretamente e desenvolver a nossa cadeia”, afirmou.

O Sealba Show é uma realização da Federação de Agricultura e Pecuária de Sergipe e correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar/Sergipe, Governo de Sergipe, Banco do Nordeste e Banese, além do apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana. Confira a programação completa.

Por assessoria de imprensa