Diretores das Regionais de Educação apresentam Plano de Gestão e alinham estratégias

Publiciado em 05/08/2019 as 18:40

Em uma reunião realizada na sede da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), nesta segunda-feira(05), os diretores da DEA e das Regionais de Educação tiveram a oportunidade de fazer a apresentação dos seus Planos de Gestão. A reunião contou com a presença do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, e do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana.

Durante o encontro, o secretário falou sobre o lançamento do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, que acontecerá em agosto. Ele fez uma explanação sobre o programa, cuja mobilização contará com a colaboração de todos os municípios sergipanos e outras entidades. O objetivo é possibilitar um salto no número de alunos alfabetizados em português e matemática na idade correta, em uma iniciativa que abrange alunos do último ano da Educação Infantil e nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

O professor Josué Modesto apresentou algumas estratégias do Programa Alfabetizar para Valer, como revisão dos índices de distribuição dos 25% do ICMS destinados aos municípios, priorizando indicadores educacionais de alfabetização de crianças; prêmio de reconhecimento anual para as escolas de alfabetização e apoio financeiro anual para as de menores resultados; Bolsas para Coordenador Municipal, Formadores Municipais, Formadores Regionais e Consultores de Formação; elaboração, impressão e distribuição de material didático e complementar para todos os alunos e professores dos anos iniciais das redes estadual e municipais; cursos de formação; entre outras.

“Nosso programa é inspirado na experiência do Ceará, onde os resultados da melhoria da alfabetização comprovam o impacto causado pelo modelo de colaboração focado na aprendizagem. Queremos fazer uma grande mobilização para termos uma melhora significativa na aprendizagem dos nossos alunos”, disse o secretário.

O superintendente executivo da Seduc, José Ricardo de Santana, fez uma apresentação sobre os dados de carga horária dos professores da rede estadual de ensino e falou sobre o Diário Eletrônico de Classe, ações para melhoria do transporte escolar e algumas metas da Seduc no tocante à melhoria do acesso, da alfabetização e do Ideb. Ele falou também da importância de os gestores escolares cadastrarem corretamente os dados.

Planos de Gestão

Os diretores das Regionais, que recentemente passaram por um processo seletivo e já tomaram posse, tiveram a oportunidade de apresentar o Plano de Gestão elaborado por eles para os próximos anos. A diretora da DRE 9, Meire Ferreira da Silva, destacou que o processo de gestão contribui para um novo desenho para a Educação sergipana. “Isso exige uma nova postura, como por exemplo, ter um Plano de Gestão articulado e alinhado entre as Diretorias Regionais e a Seduc. Esse é o momento de ajustar o que precisa, para que a gente possa pensar ações para até o final do ano, alinhadas a toda a sistemática educacional do Estado”, disse.

Já o diretor da DRE 5, João Luiz Andrade Dória, afirmou que esse processo é o que norteará o trabalho dos gestores regionais a partir de agora. “Tendo o conhecimento do Plano Estratégico da Seduc. Nós fizemos os alinhamentos necessários do nosso Plano de Gestão, pois agora temos uma noção mais clara das políticas públicas que a Secretaria vai implantar e de como nós, diretores das Regionais, deveremos atuar. O Plano de Gestão vai fortalecer as ações da Seduc nas Diretorias Regionais, garantindo uma melhor aprendizagem para os alunos e uma melhora nos índices educacionais de Sergipe”, afirmou.

Franz Russemberg da Silva Santos, diretor da DRE 1, declarou que os gestores estão reformulando o Plano de Gestão já apresentado às bancas examinadoras durante o processo seletivo. “Estamos apresentando o plano reformulado de acordo com as metas da Seduc, feitas pela Assessoria de Planejamento. O intuito é mostrar o que iremos fazer em nossa Regional. Além disso, os novos diretores de escolas que estão chegando verão esse plano para terem ele como base e aplicar em suas escolas a fim de que as metas sejam cumpridas”, disse.

 

Da Ascom