Sergipano realiza internato médico nos EUA
O internato nos EUA é uma parceria da Unit com o Cambridge Health Alliance

Um dos momentos mais aguardados do curso de Medicina é o internato. É durante esse estágio curricular obrigatório que o aluno recebe treinamento, direcionamento profissional e tem contato real com a prática médica. Através da parceria com a Rede de Clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA), em Boston (Massachusetts, EUA), a Universidade Tiradentes (Unit) proporcionou a nove futuros médicos a experiência internacional no Programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students.
Entre os estudantes selecionados na primeira turma, ainda em 2022, esteve Douglas Norton Santos Aragão. Durante quatro semanas, o aluno realizou o internato e conheceu diversas instituições médicas no país norte americano, como a Harvard Medical School, Harvard School of Public Health, Harvard School of Dental Medicine e a Tufts School of Medicine.
“Participar do programa foi uma oportunidade de enriquecer o currículo e viver uma experiência em outro país. O mês que passei nos EUA foi todo focado em psiquiatria. Lá eu pude ver novos tratamentos, tecnologias que não fazem parte da realidade ainda aqui no Brasil. É muito interessante a forma como eles avaliam o paciente, não há distinção, ele vai ser submetido ao mesmo tratamento, opções terapêuticas e ter a oportunidade do alívio da sua dor de forma única”, conta o estudante.
Durante a experiência de um mês em Boston, Douglas percebeu como o sistema médico é interligado no país. “Achei muito interessante a forma como os EUA possuem um programa interligado em todos os hospitais. Então, não importa onde o paciente vai ser atendido, o médico sempre vai conhecer sua história, suas medicações e todo o seu histórico, poupando tempo do paciente e evitar exames em excesso. Eu sou suspeito para falar, porque eu amo psiquiatria”, destaca.
“Agradeço demais à Unit pela oportunidade. Essa experiência vai muito além do currículo. Abriu portas para novos sonhos e a forma como vejo a medicina”, frisa o futuro médico.
Metodologia
O excelente aproveitamento do aluno no programa, em parte, deve-se à metodologia de aprendizagem aplicada na Unit. Por meio da do chamado Problem-Based Learning (PBL) ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), os alunos passam a protagonizar a construção do próprio conhecimento.
“Nos EUA, pude conhecer um pouco mais do sistema de saúde americano e a forma como eles lidam com a medicina. Pude confirmar que o método PBL utilizado na Unit é o mesmo utilizado na Faculdade de Medicina de Harvard, onde tive aulas com os residentes, e posso dizer sem dúvidas: o ensino da Unit não perde para nenhuma faculdade mundo afora”, salienta Douglas.
Por Asscom Unit

Professor sergipano leciona e conduz pesquisas em três universidades do Chile
O docente Kennedy Costa da Conceição, ex-aluno de mestrado da Unit, vive desde 2019 em Santiago e concluiu um doutorado em Engenharia de Processos, área na qual se destaca como pesquisador