Grupo Tiradentes: há 61 anos reafirmando o compromisso com a qualidade acadêmica
Formar profissionais de alta performance, impulsionando a empregabilidade, é o foco do grupo presente em Sergipe e Pernambuco, além das parcerias no exterior e do ensino à distância em oito estados brasileiros

O compromisso com a formação acadêmica de qualidade visando a empregabilidade de seus alunos é uma missão desempenhada há 61 anos pelo Grupo Tiradentes. Uma trajetória marcada por grandes investimentos em Tecnologia, Inovação e Pesquisa, que ao longo do tempo transformou a vida de milhares de pessoas em Sergipe, Pernambuco e outros estados do Nordeste brasileiro.
Com o pensamento sempre voltado ao futuro, a postura de vanguarda é uma das marcas registradas do Grupo, o qual deu seus primeiros passos em 1962, no centro de Aracaju, quando o jovem professor Jouberto Uchôa de Mendonça fez seu sonho se tornar realidade com a abertura do Colégio Tiradentes. De lá pra cá, muitos avanços, conquistas e reconhecimento, já que o projeto se tornou um dos maiores cases de sucesso da educação superior de alto nível no Brasil.
“Tenho muito orgulho da história do Grupo Tiradentes e de saber o quanto ele foi e continua sendo importante na vida de milhares de jovens e adultos que sonham em se tornar referência na área que escolheram seguir. O Colégio Tiradentes foi o primeiro e importante passo na transformação da história de vida daquele vigilante de colégio, que mais tarde se tornou professor, e pôde, por meio da educação, também transformar a vida de tantas pessoas”, destaca o professor Uchôa.
O Grupo Tiradentes é considerado um dos maiores conglomerados de instituições particulares de ensino superior do Brasil, sendo composto hoje por quatro instituições de ensino superior: a Universidade Tiradentes (Unit) e a Faculdade São Luís de França (FSLF), em Sergipe; o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco) e a Faculdade Tiradentes (Fits), de Goiana (PE), além de 39 polos de educação à distância (Unit EaD) que expandem a sua área de atuação em oito estados (Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo).
As instituições de ensino do GT mantêm ainda parcerias com 60 faculdades e universidades de 17 países, com as quais desenvolvem atividades de internacionalização do ensino.
De acordo com o vice-presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes, professor Temisson José dos Santos, a busca da instituição é, e sempre foi, a excelência no Ensino Superior. “Por isso, além de atender às exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), há 61 anos tem preparado profissionais, aptos a encarar os desafios do mercado de trabalho, e seres humanos cidadãos, capazes de fazerem a diferença na transformação social e no desenvolvimento regional. Para cumprir com sucesso tal aspiração e se posicionar no mercado como referência na oferta de Educação Superior de qualidade, o Grupo Tiradentes pauta o seu trabalho na sua na missão institucional de inspirar as pessoas a ampliar horizontes”.
Qualidade acadêmica
Os investimentos constantes em tecnologia, inovação e pesquisa resultam, entre outras coisas, na alta performance da qualidade acadêmica comprovada por meio das avaliações dos cursos realizadas pelo Sistema Nacional da Educação Superior (Sinaes), processo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ― entidade federal vinculada ao MEC, que também é responsável pelo Enem.
“A busca incessante pela qualidade educacional vem caracterizando o Grupo Tiradentes em seus 61 anos de trajetória, o que pressupõe lealdade aos seus valores e à sua identidade, assim como o acompanhamento permanente dos cenários que vêm sendo (re)configurados socialmente. Tal busca, pautada em seu modelo acadêmico e de gestão, consiste em fortalecer sua reputação de qualidade e persistir no constante desenvolvimento de seus estudantes, primando sempre pelo desenvolvimento da pesquisa, da extensão e do ensino, bem como da empregabilidade e trabalhabilidade dos seus egressos”, ressalta Temisson.
Em Sergipe, por exemplo, a Universidade Tiradentes (Unit) obteve o maior número de cursos de Mestrado e Doutorado com nota 6, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - também ligada ao MEC. A avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação Brasileiro, divulgada no final do ano passado, revelou que dos mais de 7 mil cursos de Mestrado e Doutorado do país, 50% dos Programas de Pós-Graduação do Stricto sensu (PPGs) da Unit obtiveram nota 6, passando a ser considerados de excelência, ou seja, são cursos comparáveis aos padrões internacionais.
Avaliação Capes
A cada quatro anos, a Capes promove a avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil, a chamada Avaliação Quadrienal. O Sistema Nacional de Pós-Graduação avalia, portanto, os programas de pós-graduação, ranqueando-os em conceitos 3 (regular), 4 (bom), 5 (muito bom), 6 e 7 (ambos de excelência internacional e que podem ser considerados referências nas suas respectivas áreas de atuação).
“Os mestrandos e doutorandos, bem como os alunos da graduação que trilham os caminhos da Iniciação Científica e os nossos excelentes docentes são os verdadeiros protagonistas deste resultado exitoso. É uma importante conquista de toda a instituição, que demonstra um resultado coletivo e contínuo desde a criação dos programas de Mestrados e Doutorados”, ressalta o professor Álvaro Silva Lima, coordenador da Pós-Graduação Stricto sensu da Unit.
Modelo acadêmico
O dinamismo é o grande referencial do modelo acadêmico adotado nas instituições que compõem o Grupo Tiradentes. Reinventado constantemente, ele é o responsável pela formação de cidadãos globais, socialmente responsáveis, competentes para a tomada de decisões, com habilidades de liderança, criatividade, entre outros elementos diferenciais para a vida e para o sucesso em suas carreiras.
“A estrutura curricular é pensada e aplicada estrategicamente para que o estudante adquira competências, ajudando-o a construir o seu projeto de vida. Outro diferencial é a formação permanente dos nossos professores, os quais são responsáveis por conduzir o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, temos um sistema de acompanhamento e gestão de aprendizagem capaz de medir o desenvolvimento do estudante, como também verificar se o currículo está sendo desenhado e implementado de maneira adequada”, explica o professor Temisson.
Residências médicas
A excelência do ensino pode ser comprovada com os altos índices de aprovação de recém-formados em residências médicas. Nos últimos meses, diversos alunos do curso de Medicina da Unit Sergipe foram admitidos em processos seletivos de instituições de referência de diversos estados do Brasil. Entre elas, estão a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), o Hospital Português da Bahia e as universidades federais do Paraná (UFPR), de Minas Gerais (UFMG) e de São Paulo (Unifesp), além das redes estaduais do Sistema Único de Saúde em São Paulo (SUS/SP) e na Bahia (SUS/BA).
“O número de egressos que estão fazendo especialização representa a confirmação da qualidade de ensino da Unit, que oferece toda a estrutura necessária para um bom aprendizado, além de professores altamente qualificados, ao mesmo tempo em que oportuniza aos estudantes atuação em diversos campos de estágio. O ingresso na residência médica em instituições concorridas mostra que eles estão no nível de excelência nacional”, enfatiza a coordenadora do curso de Medicina, professora Lis Campos Ferreira.
Asscom | Grupo Tiradentes

Novo parque tecnológico de Sergipe será implantado pelo Grupo Tiradentes
Parceria liderada pela Unit com o IEL e a Desenvolve-SE resultou no Tiradentes TechPark, que terá financiamento da Finep e abrirá diversas oportunidades para empresas e startups