Resultados Preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2023 serão conhecidos em 15 de abril

Em Sergipe, a aplicação do Saeb envolveu quase 6.700 alunos no período de 6 a 17 de novembro

Publiciado em 04/04/2024 as 06:00
João Daniel/ ASN

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar no dia 15 de abril, os resultados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2023). Os resultados preliminares serão disponibilizados no Sistema Saeb, cujo acesso se faz através do link http://saeb.inep.gov.br/saeb.

Poderão acessar os dados, os secretários municipais de educação e os gestores escolares cadastrados no próprio Sistema Saeb. Por esse motivo, o Inep indica que os interessados acessem a plataforma e cadastrem-se, se já tiverem acessos ativos, verifiquem as informações e atualizem, caso necessário.

A diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/ Seduc), Joniely Cruz, lembra que a partir do dia 25 de março o Inep abriu o prazo para que os secretários municipais e diretores escolares pudessem atualizar o cadastro no Sistema Saeb. Joniely Cruz ainda informou que, após o acesso no dia 15 de abril, em caso de discordância dos resultados, os gestores escolares podem realizar a interposição de recursos, no período de 15 a 26 de abril.

“O acesso ao resultado preliminar permitirá aos secretários municipais de educação e aos gestores escolares analisarem os dados, quanto à taxa de participação e a proficiência das turmas avaliadas. Os gestores escolares que discordarem dos resultados poderão enviar recursos pelo próprio Sistema Saeb. Até 28 de junho, serão divulgados os resultados finais do Saeb e também os resultados dos recursos, sendo esse dado a ser utilizado no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2023”, explicou Joniely

Saeb em Sergipe

A Fundação Cesgranrio foi a responsável pela aplicação e análise das avaliações do Saeb 2023, sob a supervisão da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/ Seduc). As provas foram aplicadas para mais de 6.6795 alunos, envolvendo 1.069 escolas e 2.915 turmas, no período de 6 a 17 de novembro.

De forma amostral, foram avaliados estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas em Língua Portuguesa e Matemática. A mesma metodologia de amostragem foi utilizada também para a realização das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Além desses, na Rede privada ocorreu a aplicação do Saeb de forma amostral, em todas as etapas.

De forma censitária, segundo o público previsto no Art 6º da Portaria Nº 267, os alunos das escolas públicas matriculados à época nos 5º e 9° anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio responderam às provas de Língua Portuguesa e Matemática. Na Educação Infantil, não houve testes, mas a equipe gestora e os professores de creches e pré-escolas das redes públicas preencheram questionários contextuais online.

Sistema de avaliação

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Por meio dos testes e questionários aplicados para alunos, professores e diretores, a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Além disso, o Saeb tem como objetivo ofertar recursos para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições. Em caso de dúvidas referentes ao cadastro, encaminhe um e-mail para sistemasaeb@inep.gov.br

Veja aqui os principais guias:

Guia de acesso para atualização do cadastro no Sistema Saeb – secretários municipais:

file:///C:/Users/amandavb/Downloads/guia_de_acesso_ao_sistema_saeb_cadastro_do_secretario_municipal-1.pdf

Guia de acesso para atualização do cadastro no Sistema Saeb– representantes legais das escolas:

file:///C:/Users/amandavb/Downloads/guia_de_acesso_para_o_sistema_do_saeb-1.pdf

Guia de acesso aos resultados preliminares e recursos:

file:///C:/Users/amandavb/Downloads/guia_de_acesso_ao_sistema_saeb_cadastro_do_secretario_municipal-1.pdf

Fonte: ASN