Estudantes sergipanos fazem internato de Medicina em hospital de SP

Parceria entre a Universidade Tiradentes e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, referência em tratamentos de alta complexidade, existe desde 2019 e já contribuiu para a formação de dezenas de médicos sergipanos

Publiciado em 10/05/2024 as 13:00
Divulgação

Um grupo de 16 estudantes de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) foi escolhido para fazer o seu período de internato médico no Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), sediado em São Paulo (SP) e considerado uma referência nacional em tratamentos e atendimentos de alta complexidade. O programa faz parte de uma parceria firmada entre instituições desde 2019, que já contribuiu para a formação profissional de dezenas de médicos sergipanos.


Neste primeiro semestre de 2024, são três turmas de alunos que serão enviadas a São Paulo. A primeira, formada por quatro estudantes, já retornou a Sergipe, após passar praticamente todo o mês de abril no internato. As outras duas, sendo uma com duas alunas e outra com 11, seguirão para o HAOC ainda nos próximos meses, entre junho e julho. Ao longo de quase um mês, cada aluno cumprirá quatro semanas de estágio, acompanhando toda a rotina e as atividades das equipes de médicos, enfermeiros e técnicos do hospital.


“O aluno do internato de medicina pode participar de várias atividades essenciais para sua formação médica. As experiências proporcionadas são fundamentais para a prática clínica e para o desenvolvimento de habilidades profissionais. Estas atividades não só ampliam o conhecimento médico dos internos, mas também desenvolvem suas habilidades de comunicação, tomada de decisão e ética médica, preparando-os para serem médicos competentes e empáticos. Esta vivência é ímpar na formação acadêmica”, explica a coordenadora operacional do Curso de Medicina da Unit em Aracaju, professora Isabela de Avelar Brandão Macedo.


Ao longo do internato, que é uma das etapas de estágio obrigatório exigidas nos dois últimos anos do curso de Medicina, o estudante tem a chance de escolher e se aprofundar em uma das várias especialidades médicas, como clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, oncologia, ortopedia, anestesiologia e outras. A professora da Unit destaca que o internato permite aos estudantes terem contato com uma ampla gama de condições médicas e tratamentos, incluindo atividades em ambulatório, internação e cirurgia, a depender da especialidade escolhida.


Ainda de acordo com Isabela, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é conhecido por sua liderança em pesquisa e inovação na área da saúde, o que possibilita aos alunos uma chance de participar de projetos de pesquisa de ponta, além de contatos e conexões profissionais que podem ser muito importantes para futuras oportunidades. “Para os alunos, a oportunidade de estagiar em um hospital de alto calibre como o Oswaldo Cruz é inestimável. Eles ganham experiência prática em um ambiente de alta complexidade, enfrentando casos diversificados e desafiadores que complementam sua formação teórica”, afirma ela.


A escolha dos estudantes para o internato médico no HAOC se dá através de processo seletivo interno, geralmente aberto no semestre anterior, para alunos dos cursos de Medicina da Unit em Aracaju e Estância.


Autor: Gabriel Damásio

Fonte: Asscom Unit