Com o objetivo de saudar o novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luiz Antonio Elias, o vice-reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa Junior e o diretor acadêmico, professor Marcos Wandir Lobão, realizaram visita de cortesia à entidade no último dia 02, no Rio de Janeiro (RJ).
Na ocasião, o projeto do Tiradentes TechPark foi apresentado, bem como os demais projetos e o volume de recursos aprovados pela Finep, para as startups do Tiradentes Innovation Center, além do potencial de interação do Tiradentes TechPark com a Financiadora.
“Para a nossa satisfação, nós fomos muito bem elogiados do ponto de vista de seriedade e qualidade da pesquisa da Universidade Tiradentes. Os pilares de inovação e desenvolvimento também foram destaque. É por conta dessa força que temos na Unit que está nascendo um Parque Tecnológico que já tem garantido 12 milhões de reais para sua manutenção por meio da Finep - além de outros projetos em andamento. A comitiva do presidente Luiz Antonio Elias ficou impressionada com a qualidade de nossos projetos, porque é muito raro numa instituição particular brasileira”, aponta o professor Uchôa Junior.
Para ele, a garantia desse recurso para a manutenção do Parque é de suma importância. “Ou seja, esse projeto não dependerá do orçamento da Unit para sobreviver e isso é muito importante. A gente ficou muito feliz com essa reunião junto à Finep, é muito gratificante apresentar um pouco do que nós estamos fazendo em prol da manutenção do legado de qualidade da nossa Universidade”, finaliza o professor Junior.
O diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Lobão destaca a metodologia ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) como a tônica da reunião. “Um dos pontos altos do encontro foi apresentar como trabalhamos na Unit com a ABP. A comitiva da Finep ficou tão encantada que virá conhecer nosso ecossistema no próximo dia 5, e ainda aceitou o convite para proferir palestra durante a Sempesq 2025”, anuncia o professor Wandir.
Um plano de pesquisa deverá ser apresentado, em breve, à Finep.
Tiradentes TechPark
O Tiradentes TechPark será integrado por cinco instituições parceiras, que vão partilhar a governança da nova unidade. A Desenvolve-SE, vinculada ao Governo de Sergipe; e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-SE), ligado à Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), vão participar do gerenciamento e da construção de oportunidades no âmbito do TTP, alinhando suas ações e estratégias com as metas, demandas e planejamentos definidos respectivamente pelo Estado e pelo setor industrial privado.
Ainda em fase de implementação, ele irá combinar a infraestrutura já existente do ITP, da Unit e do Tiradentes Innovation Center (TIC), integrando estes espaços e criando novas áreas para atender às demandas de empresas e startups residentes.
Ou seja, será um espaço para inovação, tecnologia e parcerias com empresas para alavancar o empreendedorismo em Sergipe.
É o Grupo Tiradentes dando mais um passo decisivo em sua consolidação como um ecossistema de ciência, tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo.
Fonte: Asscom Unit