Confira a programação completa do Forró Caju 2023

Serão 18 dias de festa, com uma programação que se estende para além da região dos mercados centrais, alcançando a praça General Valadão e quatro bairros da cidade.

Publiciado em 18/05/2023 as 14:00
Felipe Goettenauer/ Arquivo/ Secom

"A cada ano que passa, o Forró Caju se fortalece, dando destaque à nossa capital em todo o país, atraindo turistas à nossa cidade e, sobretudo, gerando emprego e renda. É uma festa grandiosa, que tem amor, alegria, felicidade e que alimenta a nossa alma, o nosso espírito nordestino". Foi desta forma que o prefeito Edvaldo Nogueira definiu, na manhã desta quinta-feira, 18, a edição deste ano do Forró Caju, durante o anúncio da programação completa da principal festa de Aracaju. Serão 18 dias de festa, com uma programação que se estende para além da região dos mercados centrais, alcançando a praça General Valadão e quatro bairros da cidade.

No evento, novos nomes nacionais e locais foram anunciados, entre eles Joelma, Raí Saia Rodada, Unha Pintada, Rafinha O Big Love, Cintura Fina, Orquestra Sanfônica de Aracaju e Solange Almeida, que se unem a outras atrações, já anunciadas no começo deste mês, como Alceu Valença, Zé Ramalho, Mari Fernandez, João Gomes, Xand Avião, Gustavo Mioto e Adelmário Coelho.

"Elaboramos uma programação que reúne grandes nomes de sucesso em todo o país, mas também artistas sergipanos, valorizando a prata da casa. Com certeza, realizaremos mais uma edição de sucesso para que o Forró Caju assuma, cada vez mais, o seu protagonismo entre as maiores festas juninas do Nordeste", destacou Edvaldo, enfatizando a relevância do Forró Caju para o fortalecimento da cultura sergipana. "É um evento que preserva as nossas raízes", completou.

O prefeito ressaltou também que, além dos shows musicais na praça dos mercados centrais, a programação do Forró Caju 2023 contará com outros atrativos, contemplando diversos públicos. "Estamos ampliando a nossa festa para que ela se consolide ainda mais, então, além dos sete dias de shows, na praça dos mercados, com grandes artistas, teremos festejos em bairros que já possuem essa tradição, retomando o nosso Forró nos Bairros, vamos ter a Marinete do Forró, circulando por vários pontos turísticos da nossa cidade, e teremos também o São João no Centro, na praça General Valadão, com quadrilhas juninas, trios pé de serra, artistas locais, criando esse clima em toda a nossa capital. Com toda certeza, esta será uma das maiores festas que já realizei como prefeito de Aracaju", disse.

Presente na solenidade, o governador Fábio Mitidieri parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira pela programação "completa e diversa". "Fico muito feliz com essa parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado para a realização dos festejos juninos de Sergipe. É uma somação que vem dando certo e que todo dia tem uma ação em benefício da sociedade. Veja que o Forró Caju e o Arraiá do Povo se complementam e quem ganha com isso é a população, com a vinda de grandes artistas nacionais para a nossa capital, além da valorização dos artistas da terra. Essa parceria entre o prefeito Edvaldo e o governador Fábio Mitidieri tem mostrado que veio para dar certo", afirmou.

18 dias de festa

O Forró Caju 2023 terá início no dia 12 de junho, com o São João na Praça, na praça General Valadão. Realizado em parceria com a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), Sesc e Senac, ele se estenderá até o dia 22 de junho e terá apresentações de trios pé de serra, quadrilhas juninas e artistas locais. No local, haverá também um concurso de quadrilhas e cortejo junino.

"É a consolidação de um modelo de organizar eventos públicos da Prefeitura de Aracaju. São várias secretarias que se somam à Funcaju para que o evento aconteça com a organização que merece. E esse ano promete, com uma programação diversa, que contempla todos os ritmos e que mantém o maior índice de música raiz, mas, ao mesmo tempo, não deixa de oportunizar que outras linguagens da juventude façam parte", detalhou o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Luciano acrescentou também que outro ponto de destaque na edição deste ano será a retomada do Forró nos Bairros, que se concentra em quatro regiões - nos bairros Augusto Franco, Bugio, 17 de Março e América. "Nem todo mundo gosta de vir para o Centro. A população já pedia muito a presença de festas juninas nos bairros, então escolhemos quatro bairros âncoras, que estão situados em regiões geográficas que atraem o público e que vão contemplar essa parcela da população. É importante lembrar que assim como a programação do Centro, as atrações dos bairros serão muito boas. Espalhamos a qualidade musical dos artistas sergipanos por toda a cidade, com quadrilhas juninas, trios e com a mais autêntica música nordestina.", informou.

A programação do Forró Caju incluirá, ainda, um Circuito Junino, com um receptivo por diversos pontos turísticos da cidade, como a Feira do Turista, o mercado Thales Ferraz e, pela primeira vez, no mercado do Augusto Franco, além do aeroporto e rodoviárias. "Estamos na véspera da maior festa da nossa cidade, o Forró Caju. Vendemos a nossa capital, como destino turístico, como a cidade do forró, um local que respira a nossa cultura. E isso é um grande atrativo. O turista que chega a Aracaju nesta época do ano espera por uma grande festa, como a nossa. Isso é muito bom porque gera emprego, renda e fomenta o nosso turismo. A rede hoteleira, inclusive, já está lotada", afirmou o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.

Palcos Luiz Gonzaga e Gerson Filho

Já na arena de shows, que será montada entre os mercados centrais, a festa terá início no dia 23 de junho, véspera de São João, às 17h, com apresentação do trio Dialeto Nordestino, no palco Gerson Filho. Na sequência, sobem ao palco Trio Baião de 3, Thais Nogueira, Valtinho do Acordeon e Cobra Verde. Na noite de abertura, a partir das 20h, no Palco Luiz Gonzaga, se apresentam Danielzinho Kaceteiro, Mano Walter, Alceu Valença, Rojão Diferente e Gustavo Mioto. Nos mercados, a festa se estende até o dia 29, totalizando sete dias de shows - um a mais do que no ano passado.

Atração confirmada para o palco Luiz Gonzaga, Erivaldo de Carira disse que "já está ansioso para se apresentar em mais um Forró Caju". "Estou muito feliz, pois são muitos anos fazendo parte desta linda festa. Aproveito para convidar a todos para virem à praça Hilton Lopes no dia de São Pedro, dia 29, para fazermos uma grande festa, a partir de 20h", disse.

A dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério, que se apresentará no palco Gerson Filho no dia 28, também comemorou. "Estamos muito felizes. É a primeira vez que nos apresentamos no Forró Caju, na gestão do prefeito Edvaldo, e nos sentimos lisonjeados pela oportunidade de lançarmos o nosso álbum, durante essa grandiosa festa. Aproveitamos para agradecer ao prefeito pela valorização de artistas da terra, como nós", frisou Antônio Rogério. "Já estamos na programação do Forró Caju, do Arraiá do Povo e esperamos fazer parte de todo o circuito nordestino, porque com certeza, essa presença de artistas sergipanos na programação chama a atenção dos turistas", completou Chico Queiroga.

Confira a programação completa:

Palco Luiz Gonzaga

23 de junho

20h - Danielzinho Kaceteiro
21h30 - Mano Walter
23h - Alceu Valença
00h30 - Rojão Diferente
2h - Gustavo Mioto

24 de junho

20h - Zé Tramela
21h30 - Mestrinho
23h - Zé Ramalho
00h30 - Jorge de Altinho
2h - Zuerões do Forró

25 de junho

20h - Rafinha o Big Love
21h30 - Héloa / Silvério Pessoa
23h - Danielzinho Junior
00h30 - Cintura Fina
2h - Forró Prime

26 de junho

20h- Orquestra Sanfônica de Aracaju
21h30 - Isabela Serpa
23h - Solange Almeida
00h30 - Calcinha Preta
2h - Raí Saia Rodada

27 de junho

20h - Luanzinho
21h30 - Jonas Esticado
23h - João Gomes
00h30 - Unha Pintada
2h - Cavaleiros do Forró

28 de junho

20h - Balança Eu
21h30 - Zé Vaqueiro
23h - Joelma
00h30 - Xote Baião
2h - Xand Avião

29 de junho

20h - Erivaldo de Carira
21h30 - Fogo na Saia
23h - Luan Estilizado
00h30 - Adelmario Coelho
2h - Mari Fernandez

Arraiá da Clemilda e palco Gerson Filho

23 de junho

17h - Trio Dialeto Nordestino
18h30 - Trio Baião de 3
20h - quadrilha junina
20h30 - Thais Nogueira
22h - Valtinho do Acordeon
23h30 - Cobra Verde

24 de junho

17h - Trio seu Bina
18h30 - Scurinho Zabumbada
20h - quadrilha junina
20h30 - Dudu Moral
22h - Casaca de Couro
23h30 - Mimi do Acordeon

25 de junho

17h - Trio Piauí
18h30 - Forró Candeeiro de Prata
20h - quadrilha junina
20h30 - Tatah Santana
22h - Virgínia Fontes
23h30 - Forró Corisco do Trovão

26 de junho

17h - Trio Itapoã
18h30 - Jailson do Acordeon
20h - quadrilha junina
20h30 - Pedro Luan
22h - Forró os 3 Moleques
23h30 - Gilvan do Rojão

27 de junho

17h - Trio Xote Moleque
18h30 - Robertinho dos 8 Baixos
20h - quadrilha junina
20h30 - Lourinho do Acordeon
22h - Banda Forró 10
23h30 - Paroara

28 de junho

17h - Robson do Rojão
18h30 - Forró Maturi
20h - quadrilha junina
20h30 - Sergival
22h - Chico Queiroga e Antonio Rogério
23h30 - Forró Cuscuz com Leite

29 de junho

17h - Trio Ave Rara
18h30 - Forró Paraxaxá
20h - quadrilha junina
20h30 - João da Passarada
22h - Naurêa
23h30 - Marcelo Lacerda

Fonte: Agência Aracaju de Notícias