Evento nacional de judô atrai atletas de todo o país para Sergipe

Mais de 300 atletas e clubes de todo o país estiveram em Sergipe para participar do Aberto Nacional de Judô

Publiciado em 29/05/2023 as 14:00
Erik O'Hara/ ASN

No último final de semana, o CBI Aberto Nacional de Judô 2023 atraiu mais de 300 atletas e clubes do Brasil para Sergipe, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Federação Sergipana de Judô (FSJ), com o apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel).

O atleta Matheus Marcondes, da cidade de Santos - SP, visitou Sergipe pela primeira vez e aprovou. “Adorei conhecer Sergipe, mais especificamente a capital Aracaju, é uma cidade muito bonita e acolhedora. Eu sou do Clube Internacional de Regatas, já representei o meu clube na minha primeira luta, com um colega lá de São Paulo”, afirma.

Já Maria Beatriz Gama, atleta representando o estado do Paraná, já havia disputado outras competições em Aracaju. “Eu cheguei na sexta-feira para competir o Aberto Nacional de Judô 2023. É muito bom estar nesse estado para participar de uma competição tão grande como essa e rever essa cidade que é tão linda. Eu vim para Aracaju no ano passado para competir na Gymnasiade, me consagrei campeã nesse mesmo ginásio”, lembrou.

O CBI Aberto Nacional de Judô está na segunda edição e a programação deste ano incluiu as disputas individuais, com 14 categorias de peso, e as equipes mistas. Um total de 34 atletas sergipanos também participaram da competição, em busca de um lugar no pódio e da classificação para a quarta etapa da seletiva nacional.

O técnico do Clube Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, Rafael Garcia, falou sobre a experiência dos seus atletas em Sergipe. “É minha segunda vez aqui em Sergipe, ano passado conseguimos um bom desempenho no Aberto Nacional, esse ano também conseguimos um ótimo desempenho no individual, tanto que na categoria pesada protagonizamos a única dobradinha, isso nos deixa muito contentes, pelos atletas não serem sub-23 ainda, são atletas mais jovens e já estão conseguindo ter um ótimo resultado em categorias mais velhas. O aberto é uma competição bem forte e a gente sempre faz questão de vir pela qualidade técnica dos atletas do Brasil, nessa competição de alto nível", afirma o técnico.

O presidente da Federação Sergipana de Judô (FSJ), o professor Euder Lima, destaca o trabalho desenvolvido para destacar o judô sergipano nacionalmente e parabeniza os envolvidos no evento. "No campeonato na Áustria tivemos três medalhas, dentre os atletas, tivemos dois atletas que competiram o Aberto Nacional de Judô ano passado, isso mostra a seriedade do evento e compromisso da CBJ. Parabéns aos técnicos, árbitros e atletas. Continuamos trabalhando firme para que o judô Sergipano também seja reconhecido no Brasil, não só pelos seus resultados, mas pelo seu trabalho e organização de eventos", diz Euder.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, comemora o sucesso do evento em Sergipe. “Somos sede do Aberto Nacional de Judô pela segunda vez consecutiva, isso significa que a Confederação e a Federação aprovam e reconhecem a estrutura sergipana para realizar um evento como esse. Nós, do Governo do Estado, ficamos felizes em poder sediar esse tipo de evento, que atrai muitos atletas e clubes do país inteiro, movimenta nossa cidade e a economia, além de ter a representação dos nossos atletas em casa. Em breve, também teremos outros eventos nacionais realizados aqui em Sergipe, como o Jungle Fight”, acrescenta.

Fonte: ASN