Brasileira fica em 2º no Miss Universo 2020; Mexicana é a campeã

Andrea Meza, miss México, é a vencedora do Miss Universo 2020. Ela superou 73 adversárias, inclusive a brasileira Julia Gama na final, e recebeu a coroa no Seminole Hard Rock Hotel & Casino, em Hollywood, na Flórida (EUA). Com o resultado, Julia repete o feito da modelo mineira Natália Guimarães, que ficou com a segunda colocação na edição de 2007.
O top 5 de finalistas da 69ª edição da competição internacional de beleza ficou definido com Andrea Meza (México), Julia Gama (Brasil), Janick Maceta (Peru), Kimberly Jiménez (República Dominicana) e Adline Quadros Castelino (Índia).
Na entrevista com a jurada Brook Lee, vencedora do Miss Universo 1997, a miss México foi questionada sobre o que teria feito para lidar com à pandemia do coronavírus se estivesse no comando do governo de seu país e explicou que teria decretado lockdown antes mesmo da doença se espalhar pelo mundo.
"Eu acredito que não existe uma forma perfeita de lidar com uma situação tão difícil quanto a covid-19, mas eu acredito que eu teria iniciado o lockdown antes mesmo da situação se espalhar tanto. Nós perdemos tantas vidas e devemos cuidar das pessoas. Eu teria cuidado delas desde o início", disse.
Andrea Meza, de 26 anos, é a terceira mexicana a levar o título, após as vitórias de Lupita Jones (1991) e Jimena Navarrete (2010). Em sua apresentação no Miss Universo, ela revelou ser formada em engenharia de software, embaixadora do turismo na cidade de Chihuahua, no México, e atua como ativista pelo direito da mulher.

Evo Morales está excluído das eleições presidenciais na Bolívia.
O tribunal também bloqueou a inscrição de Andrónico Rodríguez, figura de esquerda, como candidato.