Eclipse solar total de abril será visto no Brasil? Entenda

Fenômeno não poderá ser visto no céu das cidades brasileiras, mas haverá transmissões ao vivo

Publiciado em 08/04/2024 as 14:00
NASA/Connie Moore

O mundo está se preparando para o eclipse solar total que acontecerá no dia 8 de abril, mas, desta vez, o fenômeno só será visível nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Quem estiver no Brasil não conseguirá observar o evento acontecendo no céu, mas a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e o Observatório Nacional estão organizando transmissões para o mundo todo poder acompanhá-lo.

O fenômeno de 8 de abril começará às 15h07 (horário de Brasília), na costa do México (oceano Pacífico), e terminará às 16h46 (horário de Brasília), na costa atlântica do Canadá. O eclipse total tem sua duração máxima de 4 minutos e 28 segundos em uma área do território mexicano.

Onde será visível o eclipse de 8 de abril de 2024?
O eclipse poderá ser visto em uma área que vai da costa do México no oceano Pacífico até a costa do Canadá no oceano Atlântico. Veja no mapa abaixo onde o eclipse solar total será visível.

Como assistir do Brasil
A Nasa disponibilizará uma transmissão principal, com visões de diferentes ângulos e comentários de especialistas em inglês e espanhol. Além disso, outra live mostrará a perspectiva de diferentes telescópios, incluindo a exibição do Sol parcialmente eclipsado.

Por fim, outra forma de assistir será acompanhando os lançamentos dos foguetes sonda que estudarão a atmosfera antes, durante e depois do eclipse. As decolagens serão entre 15h40 e 17h05 (horário de Brasília) e os foguetes estão programados para saírem com 45 minutos de intervalo.

Além do mais, o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma cobertura ao vivo com comentários em português. Confira abaixo a partir das 12h30.

O que é um eclipse solar total?
Um eclipse solar total é visível quando a Lua passa entre o Sol e a Terra bloqueando completamente a face visível do Sol. Para os observadores na Terra que estão localizados no centro da sombra da Lua, a coroa solar fica visível – essa parte mais externa do Sol não pode ser vista normalmente devido ao intenso brilho da estrela.

O Sol é cerca de 400 vezes maior do que a Lua, mas está aproximadamente 400 vezes mais distante da Terra do que o satélite natural. Assim, essa coincidência cria o efeito no qual a Lua consegue encobrir completamente a face visível do Sol para um observador terrestre na área do eclipse total.

Quando será o próximo eclipse solar total no Brasil?
Em 12 de agosto de 2045, às 15h58, um eclipse solar total começará a ser visto no estado do Amapá. A faixa do eclipse vai percorrer os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e termina na costa do Pernambuco por volta das 16h20.

As capitais Belém, São Luís, João Pessoa e Recife estão no caminho do eclipse solar total. Outras regiões próximas poderão ver um eclipse parcial. A duração da totalidade do eclipse pode passar dos 4 minutos em alguns locais.

Fonte: CNN Brasil