Novos valores para o IPVA valem a partir de janeiro

Motocicletas 125cc voltam a ser tributadas, depois de dois anos de isenção do imposto sancionado pelo próprio Jackson Barreto

Publiciado em 28/12/2015 as 08:41
Divulgação

Não apenas o ICMS terá um reajuste significativo em 2016. O valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores foi reajustado, em projeto aprovado na Assembleia Legislativa no fim de setembro deste ano, tendo não apenas seu valor elevado como também o limite máximo da potência do veículo de duas rodas para a insenção foi reduzido, de 125 para 50 cilindradas.

A retirada de veículos de duas rodas de 125 cilindradas, como a Honda Biz, do grupo de isentos acontece quase dois anos após a isenção ser sancionada pelo Governador Jackson Barreto, que havia assumido o Governo do Estado de maneira interina, na gestão do então Governador Marcelo Déda. Agora, buscando aumentar a arrecadação de impostos pelo Estado, o Governo traz uma proposta que anula sua própria determinação.

Os usuários de motocicletas podem esperar também um IPVA mais salgado, pois o imposto para motocicletas também passou por reajuste. Agora, a alíquota aplicada sobre automóveis e veículos utilitários passará de 2% para 2,5% do valor do veículo. Para automóveis que custam mais de R$ 120 mil reais, o valor do imposto será ainda maior: 3% do valor do automóvel. Jet skis e outras embarcações também serão taxadas, desta vez em 3,5%.