Linda Brasil parabeniza a 37ª Edição do Festival de Artes de São Cristóvão

Publiciado em 06/12/2022 as 10:48
CMA

Na manhã desta terça-feira, 06, a vereadora Linda Brasil (PSOL) foi ao Pequeno Expediente destacar a grandiosidade da 37ª Edição do Festival de Artes de São Cristóvão. O evento que teve início há 50 anos, trouxe aos palcos artistas locais, nacionais e internacionais, colocando mais uma vez Sergipe em evidência no cenário cultural do país.  

O Festival contou com exposições, peças teatrais, cortejos e muito debate sobre as diversas manifestações artísticas, entendendo a diversidade do universo das artes, e que arte é política, ao trazer referências de segmentos historicamente invisibilizados como as pessoas LGBTQIAP+, negras/os, mulheres e outros.  

Para a parlamentar, o Governo Estadual precisa investir e apoiar eventos como esses, que só engrandecem a cultura e o turismo em Sergipe.  

“Diversas atrações maravilhosas, aqui do nosso estado tivemos Anne Carol, Lari Lima, o coletivo de Mulheres do Samba que fizeram uma festa linda e tantas/os outras/os. Eu não tive a honra de assistir o rapper assumidamente gay, que é o Hiran, que tem dançarinos gay, que são LGBT’s, e que pelo visto as pessoas estão mais preocupadas com um incidente, do que com a beleza do show.  

E Também participei do Cortejo “Para o Amor Passar”, realizado pela CasAmor junto a outras instituições, e que teve a presença do Maracatu Asè D’Orí”, declarou.  

Ainda em seu discurso, Linda ressaltou que não é justificável desmerecer a beleza do show e da festa por conta do incidente, e lembrou que outras festas que ocorrem na cidade também passaram por situações similares, a exemplo do Bloco Cajuranas, que historicamente homens cis se vestem de mulheres.  

“Além disso, vivemos todo um período nos anos 90 com a hiperssexualização dos corpos femininos e ninguém se incomodava. Desde programas como a Banheira do Gugu, e outros. Hoje, marca um dia de luta para os homens se posicionarem contra a violência sofrida por mulheres e eu não estou vendo os homens se indignando, nem com programas que estimulam o machismo, nem com músicas misóginas onde artistas levam mulheres para dar tapa nelas em cima dos palcos, é sobre isso que precisam se manifestar”, asseverou.   

 

 

Em defesa da Educação Pública 

A vereadora pediu aparte na fala do vereador Ricardo Vasconcelos, o parabenizou pelo seu aniversário, e pela colocação em defesa da educação pública. A parlamentar ressaltou a gravidade do sucateamento da educação pública que as universidades federais estão vivendo.  

“É lamentável o sucateamento das universidades do Governo Federal, esse corte das bolsas afeta a pesquisa e a ciência produzida que cumprem um papel tão importante.  Estou assustada porque os bolsistas que recebem tão pouco podem ficar sem esse recurso, muitos só estudam por conta dessa bolsa e serão prejudicados, mas tenho certeza que em 2023 com o novo Governo isso não acontecerá mais”, enfatizou.  

Sobre a situação do Hospital Universitário que vem sofrendo com ausência de investimento público, Linda reforçou que a Mandata está à disposição para se somar nessa luta. Além disso, está em diálogo com as organizações sociais para incidir nas emendas impositivas. 

 

Laila Oliveira

Ascom Mandata de Linda Brasil